serIV 19 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

GONCALVES, Angelica Martins de Souza; ARCIPRETE, Ana Paula Rodrigues; BARROSO, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade    PILLON, Sandra Cristina. Adaptação transcultural e validação do Drug and Drug Problems Perceptions Questionnaire para o contexto brasileiro. []. , serIV, 19, pp.11-19. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV18014.

^lpt^aEnquadramento: A área da saúde tem estudado atitudes com o intuito de investigar a sua relação com as diversas práticas que fazem parte do seu rol de atuação. Uma dessas perspectivas, na enfermagem, refere-se às atitudes dos estudantes sobre o trabalho com indivíduos que usam ou abusam de álcool e/ou drogas. Objetivo: Realizar a tradução e adaptação transcultural, testar a consistência interna e a validade de construto da escala Drug and Drug Problems Perceptions Questionnaire numa população de estudantes de enfermagem brasileiros. Metodologia: Estudo metodológico, com estudantes de enfermagem brasileiros (N = 246) de nível técnico e superior. Foi realizada a tradução e adaptação transcultural do instrumento e procedeu-se à análise de componentes principais e cálculo do alfa de Cronbach. Resultados: Os resultados foram consistentes com a organização das dimensões propostas pelos autores da versão original, apesar da diferença na estrutura dos itens que as compõem. A consistência interna global foi de a = 0,85. Conclusão: O instrumento foi considerado adaptado transculturalmente e mostrou bons valores de validade de construto e de consistência interna.^len^aBackground: The health field has been studying attitudes with the purpose of investigating their relationship with the several practices that are part of their action scope. In nursing, one of those perspectives refers to students’ attitudes about working with alcohol and/or drug users. Objective: To perform the translation and cross-cultural adaptation, to test the internal consistency and construct validity of the scale Drug and Drug Problems Perceptions Questionnaire in a population of Brazilian nursing students. Methodology: Methodological study, with Brazilian nursing students (N = 246) of technical and higher courses. The translation and cross-cultural adaptation were carried out and the principal component analysis and Cronbach’s alpha calculation were conducted. Results: The results were consistent with the organization of the dimensions proposed by the authors of the original version, in spite of the difference in the structure of the items that constitute them. The overall internal consistency was a = 0.85. Conclusion: The instrument was considered cross-culturally adapted and showed good values of construct validity and internal consistency.^les^aMarco contextual: En el área de la salud se han estudiado actitudes con el fin de investigar su relación con las diversas prácticas que forman parte de su papel de actuación. Una de esas perspectivas, en la enfermería, se refiere a las actitudes de los estudiantes sobre el trabajo con individuos que consumen o abusan de alcohol y/o drogas. Objetivo: Realizar la traducción y adaptación transcultural, probar la consistencia interna y la validez de constructo de la escala Drug and Drug Problems Perceptions Questionnaire en una población de estudiantes de enfermería brasileños. Metodología: Estudio metodológico, con estudiantes de enfermería brasileños (N = 246) de nivel técnico y superior. Se realizó la traducción y adaptación transcultural del instrumento y se procedió al análisis de componentes principales y al cálculo del alfa de Cronbach. Resultados: Los resultados fueron consistentes con la organización de las dimensiones propuestas por los autores de la versión original, a pesar de la diferencia en la estructura de los ítems que las componen. La consistencia interna global fue de a = 0,85. Conclusión: El instrumento se consideró adaptado transculturalmente y mostró buenos valores de validez de constructo y de consistencia interna.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License