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Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

MELO, Pedro Miguel de Almeida; SILVA, Rosa Carla Gomes da    FIGUEIREDO, Maria Henriqueta da Silva Jesus. Os focos de atenção em enfermagem comunitária e o empoderamento comunitário: um estudo qualitativo. []. , serIV, 19, pp.81-90. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV18045.

^lpt^aEnquadramento: A capacitação de comunidades, enquanto competência específica do especialista em enfermagem comunitária, remete para o empoderamento comunitário. Objetivos: Identificar os focos de atenção dos enfermeiros que desenvolvem intervenção comunitária, considerando a comunidade como unidade de cuidados. Metodologia: Estudo de natureza qualitativa desenvolvido através da técnica de grupos focais. Os dados foram analisados recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo. O sistema de categorias sustentou-se no Modelo Contínuo de Empoderamento Comunitário de Laverack (2005). Foi estabelecido um sistema de categorias para a análise dos dados, sustentado nos focos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (versão 2.0). Resultados: Identificou-se 1 foco de enfermagem principal associado ao empoderamento comunitário (gestão comunitária) e 3 focos integrados como dimensões de diagnóstico do foco principal (participação comunitária, processo comunitário e liderança comunitária). Conclusão: Identificaram-se áreas de atenção que potenciam a tomada de decisão clínica dos enfermeiros associada ao empoderamento comunitário. Existem focos em enfermagem comunitária, relacionados com o empoderamento comunitário, conferindo um processo identitário alicerçado às competências desta área de especialidade.^len^aBackground: Community empowerment constitutes a specific skill of the nurse specialist in community nursing and must be employed in their clinical decision-making. Objectives: To identify the attention foci of nurses who develop community intervention, considering the community as a care unit. Methodology: Qualitative study through focus group technique. Data were analyzed using content analysis technique. The categories system was based on the Continuous Community Empowerment Model of Laverack (2005). A categories system for data analysis was established, based on the foci of the International Classification for Nursing Practice (version 2.0). Results: A main nursing focus associated with community empowerment was identified (community management) and 3 foci integrated as diagnostic dimensions of the main focus (community participation, community process, and community leadership). Conclusion: Attention areas that promote nurses’ clinical decision-making associated with community empowerment were identified. There are foci in community health nursing related to community empowerment, which provide an identity process based on the competences of this specialty area.^les^aMarco contextual: La capacitación de comunidades, como competencia específica del especialista en enfermería comunitaria, se refiere al empoderamiento comunitario. Objetivos: Identificar los focos de atención de los enfermeros que desarrollan intervenciones comunitarias, considerando la comunidad como unidad de cuidados. Metodología: Estudio de naturaleza cualitativa desarrollado a través de la técnica de grupos focales. Los datos se analizaron con la técnica de análisis de contenido. El sistema de categorías se basó en el Modelo Continuo de Empoderamiento Comunitario de Laverack (2005). Se estableció un sistema de categorías para el análisis de los datos de acuerdo con los focos de la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería (versión 2.0). Resultados: Se identificó 1 foco de enfermería principal asociado al empoderamiento comunitario (gestión comunitaria) y 3 focos integrados como dimensiones de diagnóstico del foco principal (participación comunitaria, proceso comunitario y liderazgo comunitario). Conclusión: Se identificaron áreas de atención que potencian la toma de decisiones clínicas de los enfermeros asociadas al empoderamiento comunitario. Existen focos en enfermería comunitaria relacionados con el empoderamiento comunitario, lo que aporta un proceso identitario basado en las competencias de esta área de especialidad.

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