serIV 19 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

LIMA, Sónia Maria Silvestre de; AGOSTINHO, Marcia    MOTA, Liliana. Perceção dos profissionais de saúde das limitações à notificação do erro/evento adverso. []. , serIV, 19, pp.99-106. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV18023.

Enquadramento: As organizações de saúde têm uma preocupação crescente na segurança do doente e na ocorrência de erros/eventos adversos, que se repercute num maior investimento em soluções inovadoras que permitam a melhoria contínua da prática clínica. Objetivo: Identificar limitações sentidas pelos profissionais de saúde à notificação do erro/evento adverso. Metodologia: Estudo exploratório, descritivo de abordagem quantitativa. A recolha de dados foi efetuada no período de fevereiro a março de 2017 com recurso a um questionário eletrónico. Participaram no estudo 225 profissionais de saúde a exercer funções em Portugal. Resultados: As maiores limitações sentidas pelos participantes no estudo são de caráter organizacional (a falta de cultura de reporte; o conhecimento insuficiente sobre o sistema de notificação; a sobrecarga no trabalho, a pressão no trabalho e a ausência de feedback na resolução dos motivos que levaram à ocorrência do erro/evento adverso). Conclusão: Dada a natureza das limitações percecionadas importa que as organizações promovam um maior envolvimento dos profissionais de saúde nas políticas de gestão do risco.

: pessoal de saúde; erros médicos; near miss; notificação.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License