serIV 19 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

LOMBA, Maria de Lurdes Lopes de Freitas et al. Empreendedorismo social: translação de saberes e práticas em estudantes de enfermagem no Brasil. []. , serIV, 19, pp.107-115. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV18064.

^lpt^aEnquadramento: As diretrizes curriculares brasileiras para os cursos de graduação em saúde estimulam atividades socialmente empreendedoras, preconizando a formação de profissionais reflexivos. Logo, é necessário reforçar as habilidades profissionais para desenvolver estas atividades sociais durante a formação académica. Objetivo: Compreender o significado para os estudantes brasileiros de enfermagem de atividades socialmente empreendedoras, desenvolvidas numa associação de reciclagem. Metodologia: Recorreu-se à abordagem da Grounded Theory neste estudo. Os dados foram recolhidos entre 2016 e 2017, entrevistando 25 estudantes e 4 trabalhadores de uma associação de reciclagem no Sul do Brasil. Resultados: Inicialmente os alunos demonstraram distanciamento e preconceito, depois indignação e inconformidade e, por fim, uma mudança no modo de pensar e agir. Três categorias resultaram das entrevistas: Desconstruir e construir o preconceito; Conhecimento e as práticas; e Promover transformações. Conclusão: O significado das atividades de empreendedorismo social configurou-se como um processo de desconstrução, construção e reconstrução do conhecimento pré-planeado. O seu significado transcende as fronteiras pessoais e sociais e possibilita um movimento de aproximação, identificação e translação de conhecimentos e práticas.^len^aBackground: The Brazilian curriculum guidelines for undergraduate health courses encourage social entrepreneurship activities by advocating the training of reflective professionals regarding different dimensions of health. Therefore, it is necessary to improve the professional skills to develop these social activities during academic training. Objective: To understand the meaning to Brazilian nursing students of social entrepreneurship activities developed in a recycling association. Methodology: The Grounded Theory approach was used in this study. Data was collected from 2016 to 2017 by interviewing 25 students and 4 workers from a recycling association in southern Brazil. Results: Initially, students demonstrated distancing and prejudice, then indignation and nonconformity and, finally, a change in the way of thinking and acting. Three facets resulted from the interviews: Deconstructing and constructing of preconception; Knowledge and practices; and Promoting transformations. Conclusion: The meaning of social entrepreneurship activities was configured as a deconstructing, constructing, and reconstructing process of pre-conceived knowledge. Its meaning transcends personal and social boundaries and enables a movement of approximation, identification, and translation of knowledge and practices.^les^aMarco contextual: Las directrices del programa de los estudios de grado del ámbito sanitario en Brasil fomentan las actividades de emprendimiento social mediante la promoción de formación de profesionales reflexivos en torno a diferentes dimensiones de la salud. Por ello, es necesario mejorar las habilidades profesionales con el fin de desarrollar estas actividades sociales durante la formación académica. Objetivo: Comprender qué significan las actividades de emprendimiento social desarrolladas en una asociación de reciclaje para los estudiantes de enfermería de Brasil. Metodología: En este estudio se utilizó el enfoque de la teoría fundamentada. Los datos se recogieron de 2016 a 2017 mediante entrevistas a 25 estudiantes y 4 trabajadores de una asociación de reciclaje en el sur de Brasil. Resultados: Al principio, los estudiantes demostraron distanciamiento y prejuicio, luego indignación e inconformismo y, finalmente, un cambio en la forma de pensar y actuar. De las entrevistas surgieron 3 facetas: Deconstrucción y construcción de preconceptos; Conocimientos y prácticas, y Promoción de transformaciones. Conclusión: El significado de las actividades de emprendimiento social se configuró como un proceso de deconstrucción, construcción y reconstrucción de conocimiento prediseñado. Su significado trasciende las fronteras personales y sociales, y permite un movimiento de aproximación, identificación y traducción de conocimientos y prácticas.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License