serIV 19 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

MORAES, Juliano Teixeira et al. Validação de um instrumento para consulta de enfermagem à pessoa com diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial. []. , serIV, 19, pp.127-135. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV18041.

Enquadramento: A construção de instrumentos de colheita de dados para a consulta de enfermagem deve basear-se nas características e especificidades da população e local de aplicação. Objetivo: Realizar validação de aparência e conteúdo de um instrumento de colheita de dados para a consulta de enfermagem à pessoa com diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial sistémica no contexto dos cuidados de saúde primários (CSP). Metodologia: Estudo metodológico desenvolvido a partir da técnica Delphi de abril-setembro de 2016, com 30 enfermeiros da prática clínica dos CSP e docência. O instrumento foi fundamentado pelo modelo conceptual de Wanda Horta e da Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem, construído em 6 dimensões, sendo elas: Identificação, Necessidades psicossociais, Psicoespirituais, Psicobiológicas e Percepção da doença e Autocuidado, subdivididas em 25 categorias. Para análise, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) = 0,80. Resultados: Todas as categorias das dimensões do instrumento obtiveram IVC = 0,80, destacando-se as dimensões Necessidades psicossociais e Psicoespirituais. Conclusão: O instrumento revelou-se válido em aparência e conteúdo para colheita de dados na consulta de enfermagem.

: estudos de validação; técnica delfos; teoria de enfermagem; coleta de dados.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License