serIV 19 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

GIL, Isabel Maria de Assunção et al. Eficácia da reminiscência na cognição, sintomas depressivos e qualidade de vida em idosos na comunidade: revisão sistemática. []. , serIV, 19, pp.147-157. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV18032.

Contexto: Na literatura, a terapia de reminiscência (TR) destaca-se enquanto intervenção não-farmacológica comummente implementada em grupos de idosos com compromisso cognitivo. Objetivo: Identificar a melhor evidência disponível sobre a eficácia da TR na cognição, sintomas depressivos e qualidade de vida em idosos que frequentam estruturas de apoio comunitário. Método de revisão: Seguiu-se a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Foram considerados estudos centrados na TR em grupo, que incluíram idosos (= 65 anos) com compromisso cognitivo, a frequentar estruturas de apoio comunitário. A análise crítica, extração e síntese de resultados foram desenvolvidas por 2 investigadores independentes. Apresentação e interpretação dos resultados: Incluídos 2 ensaios clínicos randomizados e 2 estudos quase-experimentais (n = 502); as características heterogéneas dos estudos impossibilitaram meta-análise. Dois estudos evidenciaram os benefícios da TR na cognição. Nenhum dos estudos demonstrou o impacto positivo da intervenção relativamente à sintomatologia depressiva. Na qualidade de vida, os resultados revelaram-se inconsistentes. Conclusão: A TR parece ter um efeito benéfico na melhoria da cognição em idosos com compromisso cognitivo em contexto comunitário.

: terapia reminiscência; idoso; disfunção cognitiva; cognição; depressão; qualidade de vida.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License