serV 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

CALDAS, Artur José    ARAUJO, Clara de Assis Coelho de. A práxis da enfermagem de reabilitação e os contributos da osteopatia. []. , serV, 1, pp.e19076-e19076. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV19076.

Enquadramento: A reabilitação, enquanto especialidade de enfermagem, abrange conhecimentos e procedimentos específicos que permitem auxiliar as pessoas a maximizar o seu potencial funcional e independência. O enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação (EEER) tem a possibilidade de utilizar técnicas e tecnologias que não as comummente utilizadas no seu desempenho profissional, nomeadamente as da osteopatia, de modo a potenciar a efetividade dos cuidados. Objetivo: Conhecer as vivências dos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação que utilizam técnicas osteopáticas na sua prática profissional. Metodologia: Estudo exploratório descritivo, com recurso à entrevista semiestruturada a 8 enfermeiros, especialistas em enfermagem de reabilitação com formação e prática em osteopatia, recrutados através do método de amostra bola de neve. A técnica de tratamento de dados escolhida foi a análise de conteúdo. Resultados: Os participantes consideram que superam os cuidados que prestam, aquando da utilização de técnicas ostopáticas. Conclusão: Considera-se que o recurso a técnicas osteopáticas, pode constituir um novo paradigma na práxis da enfermagem de reabilitação.

: enfermagem em reabilitação; medicina osteopática.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License