serV 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

SCHOELLER, Soraia Dornelles et al. Cuidado em enfermagem de reabilitação e processo emancipatório. []. , serV, 2, pp.e19084-e19084. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV19084.

Enquadramento: A ciência da enfermagem está imersa no processo de cuidar, e, historicamente, a profissão foi construída com base em critérios científicos sobre o que é e como cuidar. Este estudo pretende questionar como se pratica o cuidado de enfermagem enquanto processo emancipatório. Objectives: Este artigo tem como objetivo compartilhar e estimular o debate sobre cuidados de enfermagem e processo empancipatório, usando a teoria do reconhecimento de Honneth e o princípio da esperança de Bloch. Principais tópicos em análise: Reflexão sobre a teoria do reconhecimento e dialética da esperança como fundamentos conceituais para o cuidado de enfermagem na reabilitação. Baseado na literatura filosófica contextualizada na reabilitação. Para isso, o cuidado de enfermagem é considerado uma relação intersubjetiva num processo emancipatório, no qual a autorrealização do enfermeiro depende da autorrealização da pessoa cuidada. Conclusão: A construção do sujeito ocorre em relações intersubjetivas, históricas e de reconhecimento. Para o cuidado responsável, devemos considerar os três níveis de reconhecimento: amor, direitos e solidariedade. Assim, o cuidado será um processo emancipatório e integral.

: enfermagem de reabilitação; esperança; filosofia em enfermagem.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License