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Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

GOMES, Emiliana Bezerra et al. Cuidado cardiovascular seguro no ensino de enfermagem: perspetiva de docentes, discentes e graduados. []. , serV, 5, e20093.   19--2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20093.

Enquadramento:

A segurança do paciente é essencial para a promoção da qualidade assistencial, especialmente quando associada ao impacto epidemiológico global e regional da saúde cardiovascular, evidenciando a necessidade da introdução clara da temática nos currículos de saúde.

Objetivo:

Analisar a formação em enfermagem no domínio do cuidado cardiovascular seguro.

Metodologia:

Estudo hermenêutico realizado no curso de enfermagem de uma universidade pública do interior do Nordeste brasileiro com docentes, discentes e graduados. A amostragem foi por conveniência. As entrevistas e grupos focais sofreram análise categorial temática com referencial teórico do guia curricular de segurança do paciente da Organização Mundial de Saúde. A amostra final foi de 46 participantes.

Resultados:

As categorias resultaram nos temas: O cuidado é complexo e o seu ensino é fragmentado; A falta de especificidade no ensino do cuidado cardiovascular seguro; O reconhecimento do cuidado cardiovascular seguro e Os desafios do ensino e aprendizagem no cuidado cardiovascular seguro.

Conclusão:

O ensino do cuidado cardiovascular seguro mostrou-se indireto e fragmentado por todos os grupos de participantes.

: enfermagem cardiovascular; segurança do paciente; educação superior; educação em enfermagem.

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