serV 5 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

AMARAL, Guida    FIGUEIREDO, Amélia Simões. Desenvolvimento de competências dos enfermeiros orientadores: uma visão de peritos. []. , serV, 5, e20036.   26--2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20036.

^a

Enquadramento:

O quadro legal do Curso de Licenciatura em Enfermagem em Portugal e o Regulamento para o Exercício Profissional dos enfermeiros apontam para a contribuição do enfermeiro na formação dos estudantes de enfermagem.

Objetivo:

Caracterizar o processo de desenvolvimento de competências dos enfermeiros orientadores de ensino clínico.

Metodologia:

Estudo qualitativo, utilizando a metodologia da Grounded Theory. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 7 enfermeiros peritos. A amostragem teórica foi conduzida de acordo com as necessidades identificadas no processo de codificação. A análise e tratamento dos dados seguiu a metodologia em uso.

Resultados:

Os aspetos caracterizadores do desenvolvimento de competências dos orientadores são a nível educacional, a socialização primária e secundária, e a nível profissional, a experiência, o conhecimento, a capacidade de análise e a iniciativa profissional.

Conclusão:

Os peritos evidenciam no seu desenvolvimento de competências as vivências de natureza educacional e escolar que promovem a reflexão critica e uma postura proativa e aspetos de natureza profissional como a perícia, a capacidade de análise e a motivação.

^lpt^a

Background:

In Portugal, the legal framework of the Undergraduate Degree in Nursing and the Regulation of Nursing Practice point to the nurse’s contribution to nursing students’ education.

Objective:

To characterize the process of developing clinical preceptors’ skills.

Methodology:

Qualitative study, using the Grounded Theory methodology. Semi-structured interviews were conducted with 7 expert nurses. Theoretical sampling was used based on the needs identified in the coding process. Data analysis and treatment followed the methodology adopted.

Results:

The following aspects characterize the development of clinical preceptors’ skills: primary and secondary socialization at the educational level, and experience, knowledge, analytical skills, and professional initiative at the professional level.

Conclusion:

Throughout the development of their skills, the experts highlighted the educational and academic experiences that promote critical reflection and a proactive attitude, and professional aspects such as expertise, analytical skills, and motivation.

^len^a

Marco contextual:

El marco legal de la licenciatura de Enfermería en Portugal y el Reglamento para el Ejercicio Profesional de los enfermeros señalan la contribución del enfermero en la formación de los estudiantes de enfermería.

Objetivo:

Caracterizar el proceso de desarrollo de competencias de los enfermeros orientadores de enseñanza clínica.

Metodología:

Estudio cualitativo, para el cual se utilizó la metodología de la teoría fundamentada (grounded theory). Se realizaron entrevistas semiestructuradas a 7 enfermeros expertos. El muestreo teórico se realizó en función de las necesidades identificadas en el proceso de codificación. Para el análisis y el tratamiento de los datos se siguió la metodología utilizada.

Resultados:

Los aspectos que caracterizan el desarrollo de las competencias de los orientadores son, a nivel educativo, la socialización primaria y secundaria, y a nivel profesional, la experiencia, el conocimiento, la capacidad de análisis y la iniciativa profesional.

Conclusión:

Los expertos destacan en el desarrollo de sus competencias las experiencias educativas y escolares que promueven la reflexión crítica y una postura proactiva, y aspectos de carácter profesional como la destreza, la capacidad de análisis y la motivación.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )