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Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

FIRMINO, Cristiana Isabel da Cruz Furtado et al. Sintomatologia musculosquelética nos estudantes de enfermagem: o papel dos fatores psicossociais. []. , serV, 5, e20085.   09--2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20085.

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Enquadramento:

Durante todo o curso, os estudantes de enfermagem estão expostos a fatores que podem contribuir para uma diminuição da sua qualidade de vida e do seu estado de saúde em geral, quando associados a sintomatologia musculoesquelética.

Objetivo:

Identificar os fatores psicossociais associados à presença de sintomatologia musculoesquelética no estudante do curso de licenciatura em enfermagem.

Metodologia:

Estudo transversal, com 253 estudantes de escolas superiores de enfermagem. A recolha de dados foi realizada em março e abril de 2018, através de um questionário autopreenchido incluindo variáveis sociodemográficas, bem como questionários Nórdico Músculo-esquelético (QNM), Questionário Estado de Saúde (SF-36) e a Escalas de Ansiedade Depressão e Stress (EADS-21).

Resultados:

A ansiedade, stress e depressão foram identificadas como variáveis associadas à presença de sintomatologia musculoesquelética, interferindo na saúde dos estudantes de enfermagem.

Conclusão:

Existem fatores psicossociais associados à sintomatologia musculosquelética nos estudantes de enfermagem. Conhecer estes fatores de risco irá permitir que se possam planear atempadamente estratégias de prevenção e, também, contribuir para a potenciação do processo de aprendizagem.

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Background:

Throughout their education, nursing students are exposed to factors that can decrease their quality of life and general health status when associated with musculoskeletal symptoms.

Objective:

To identify the psychosocial factors associated with the occurrence of musculoskeletal symptoms in undergraduate nursing students.

Methodology:

Cross-sectional study with 253 students from university-level nursing schools. Data were collected between March and April 2018 through a self-administered questionnaire including sociodemographic variables and the Portuguese versions of the Nordic Musculoskeletal Questionnaire (NMQ), the 36-Item Short-Form Survey (SF-36), and the Depression, Anxiety, and Stress Scale (EADS-21).

Results:

Anxiety, stress, and depression were identified as variables associated with the occurrence of musculoskeletal symptoms affecting nursing students’ health.

Conclusion:

There are psychosocial factors associated with musculoskeletal symptoms in nursing students. Understanding these risk factors will allow for the timely planning of prevention strategies and contribute to enhancing the learning process.

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Marco contextual:

Durante todo el curso, los estudiantes de enfermería están expuestos a factores que pueden contribuir a la disminución de su calidad de vida y de su estado de salud en general cuando se asocian con la sintomatología musculoesquelética.

Objetivo:

Identificar los factores psicosociales asociados con la presencia de sintomatología musculoesquelética en el estudiante de enfermería.

Metodología:

Estudio transversal, con 253 estudiantes de escuelas de enfermería. La recopilación de datos se llevó a cabo en marzo y abril de 2018 mediante un cuestionario autocompletado que incluía variables sociodemográficas, así como los cuestionarios Nórdico Músculo-esquelético (QNM), Cuestionario Estado de Salud (SF-36) y la Escalas de Ansiedad, Depresión y Estrés (EADS-21).

Resultados:

La ansiedad, el estrés y la depresión se identificaron como variables asociadas a la presencia de sintomatología musculoesquelética, que interfieren en la salud de los estudiantes de enfermería.

Conclusión:

Hay factores psicosociales asociados con la sintomatología musculoesquelética en los estudiantes de enfermería. Conocer estos factores de riesgo permitirá planificar oportunamente las estrategias de prevención y contribuirá también a mejorar el proceso de aprendizaje.

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