serV 5 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

PEREIRA, Fernanda Ávila da Costa; CORREIA, Dayse Mary da Silva    MORAES, Érica Brandão de. Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review. []. , serV, 5, e20050.   24--2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20050.

^a

Contexto:

O conhecimento sobre a doença influencia o autocuidado em doentes cardíacos e a aplicação de jogos educativos em saúde constituem uma proposta de coparticipação.

Objetivo:

Mapear jogos educativos destinados a avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos.

Método de revisão:

Trata-se de protocolo de scoping review segundo o método do Joanna Briggs Institute, onde na definição dos participantes, conceito e contexto (PCC), serão incluídos como participantes: doentes cardíacos, sob diferentes doenças cardiovasculares; no conceito: jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado; e no contexto: estudos realizados a nível ambulatório. E para tal, serão consultadas bases indexadas, como: MEDLINE, CINAHL, LILACS, ERIC, Cochrane Library, JBI Connect e literatura cinzenta. A extração e síntese dos dados serão realizadas por revisores independentes.

Apresentação e interpretação dos resultados:

A narrativa, tabelas e quadros permearão a apresentação e interpretação dos resultados.

Conclusão:

A expetativa é um resultado consolidado sobre jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos.

^lpt^a

Context:

Knowledge of the disease influences the self-care behaviors of cardiac patients, and the application of educational games in health is a proposal for co-participation.

Objective:

To map educational games for assessing self-care behaviors in cardiac patients.

Review method:

Scoping review protocol according to the Joanna Briggs Institute method based upon the PCC (Participants, Concept and Context) framework: Participants will include patients with different cardiovascular diseases; the Concept will be educational games for assessing self-care in cardiac patients; and the Context will be studies conducted in outpatient settings. Indexed databases such as MEDLINE, CINAHL, LILACS, ERIC, Cochrane Library, JBI Connect, and gray literature will be consulted. Independent reviewers will extract and synthesize the data.

Presentation and interpretation of the results:

A narrative summary, tables, and charts will be used to present and interpret the results.

Conclusion:

This study is expected to consolidate the results about educational games for assessing self-care behaviors in cardiac patients.

^len^a

Contexto:

El conocimiento sobre la enfermedad influye en el autocuidado en los pacientes cardíacos y la aplicación de juegos educativos en la salud constituye una propuesta de coparticipación.

Objetivo:

Mapear los juegos educativos destinados a evaluar el comportamiento de autocuidado en pacientes cardíacos.

Método de revisión:

Se trata de un protocolo de revisión exploratoria según el método del Instituto Joanna Briggs, donde en la definición de participantes, concepto y contexto (PCC) se incluirán como participantes, pacientes cardíacos con diferentes enfermedades cardiovasculares; como concepto, juegos educativos para la evaluación de la conducta de autocuidado, y como contexto, estudios realizados a nivel ambulatorio. Para ello, se consultarán bases indexadas como MEDLINE, CINAHL, LILACS, ERIC, Cochrane Library, JBI Connect y literatura gris. La extracción y la síntesis de los datos las realizarán revisores independientes.

Presentación e interpretación de los resultados:

La narración, las tablas y los gráficos marcarán la presentación e interpretación de los resultados.

Conclusión:

La expectativa es un resultado consolidado sobre los juegos educativos para la evaluación del comportamiento de autocuidado en los pacientes cardíacos.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )