serV 5 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

PEREIRA, Fernanda Ávila da Costa; CORREIA, Dayse Mary da Silva    MORAES, Érica Brandão de. Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review. []. , serV, 5, e20050.   24--2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20050.

Contexto:

O conhecimento sobre a doença influencia o autocuidado em doentes cardíacos e a aplicação de jogos educativos em saúde constituem uma proposta de coparticipação.

Objetivo:

Mapear jogos educativos destinados a avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos.

Método de revisão:

Trata-se de protocolo de scoping review segundo o método do Joanna Briggs Institute, onde na definição dos participantes, conceito e contexto (PCC), serão incluídos como participantes: doentes cardíacos, sob diferentes doenças cardiovasculares; no conceito: jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado; e no contexto: estudos realizados a nível ambulatório. E para tal, serão consultadas bases indexadas, como: MEDLINE, CINAHL, LILACS, ERIC, Cochrane Library, JBI Connect e literatura cinzenta. A extração e síntese dos dados serão realizadas por revisores independentes.

Apresentação e interpretação dos resultados:

A narrativa, tabelas e quadros permearão a apresentação e interpretação dos resultados.

Conclusão:

A expetativa é um resultado consolidado sobre jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos.

: jogos experimentais; doenças cardiovasculares; doentes cardíacos; autocuidado; enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )