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Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

SANTOS, Paulo Alexandre Figueiredo dos; RABIAIS, Isabel Cristina Mascarenhas; BERENGUER, Sílvia Maria Alves Caldeira    AMENDOEIRA, José Joaquim Penedos. Competências dos estudantes de licenciatura em enfermagem em cenários de catástrofe: das necessidades educativas à regulamentação curricular. []. , serV, 6, e20131.   21--2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20131.

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Enquadramento:

Os enfermeiros assumem uma responsabilidade determinante na resposta a situações de catástrofe, nesta continuidade torna-se imperativo que recebam formação adequada neste domínio. No entanto, a maioria dos cursos de licenciatura em enfermagem em Portugal não inclui conteúdos no domínio da catástrofe.

Objetivo:

Este estudo pretende compreender o contributo das escolas de enfermagem para o desenvolvimento dos conhecimentos e das competências dos estudantes de licenciatura no domínio da catástrofe e os obstáculos que se colocam à integração destes conteúdos nos planos curriculares da licenciatura em enfermagem.

Metodologia:

Estudo qualitativo com recurso à triangulação metodológica, através de entrevistas e grupo focal, com o objetivo de explorar as perceções de 35 professores de enfermagem e 6 enfermeiros com experiência na prestação de cuidados de saúde em situações de catástrofe acerca da introdução de conteúdos neste domínio nos planos.

Resultados:

O estudo revela que a gestão e preparação para situações de catástrofe deve ser integrada no 1º ciclo em enfermagem de modo a garantir o desenvolvimento efetivo e a regulamentação mais objetiva das competências dos estudantes neste domínio.

Conclusão:

As escolas de enfermagem portuguesas precisam de promover e desenvolver a formação na resposta em situações de catástrofe em enfermagem e uma regulamentação mais inclusiva e objetiva desta área.

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Background:

Nurses play a central role in disaster preparedness, so appropriate disaster-related education is essential. However, almost all Portuguese undergraduate nursing curricula do not address disaster situations.

Objective:

To understand nursing schools’ contribution to developing undergraduate students’ knowledge and skills in disaster scenarios and the existing constraints on integrating this content into undergraduate nursing curricula.

Methodology:

A qualitative study with methodological triangulation, including interviews and focus group, was carried out to explore the perceptions of 35 nurse teachers and 6 nurses with experience in health care provision in disaster scenarios, about integrating disaster-related content into nursing curricula.

Results:

The study reveals that disaster management and preparedness should be integrated into undergraduate nursing education to guarantee the effective development and more objective regulation of students’ skills in this area.

Conclusion:

Portuguese nursing schools need to promote and develop undergraduate training in disaster preparedness and a more inclusive and objective regulation of this area.

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Marco contextual:

Los enfermeros desempeñan un papel fundamental en la preparación para las catástrofes y, por tanto, es obligatorio impartir una formación adecuada en este ámbito. Sin embargo, casi todos los planes de estudio de enfermería portugueses no integran contenidos relacionados con las catástrofes.

Objetivo:

El objetivo de este estudio fue comprender la contribución de las escuelas de enfermería al desarrollo de los conocimientos y las habilidades de los estudiantes de grado en relación con las catástrofes y las limitaciones existentes en la integración de estos contenidos en los planes de estudio del grado de enfermería.

Metodología:

Estudio cualitativo, que utiliza la triangulación metodológica, como entrevistas y grupos focales, para explorar las percepciones de 35 educadores de enfermería y 6 profesionales de la enfermería, con experiencia en servicios de atención sanitaria durante catástrofes, sobre esto en nuestros planes curriculares.

Resultados:

Los hallazgos revelan que la gestión y la preparación ante las catástrofes deben integrarse en la formación de los estudiantes de enfermería y, por tanto, garantizar un desarrollo eficaz de sus competencias en este campo y una regulación más orientada a las competencias.

Conclusión:

Las escuelas de enfermería portuguesas necesitan aumentar la formación de los estudiantes de enfermería en relación con las catástrofes, así como una regulación más inclusiva y objetiva en relación con las mismas.

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