serV 6 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

SIMOES, Aida de Jesus Correia; LOPES, Saudade    DIXE, Maria dos Anjos. Fatores que colocam em perigo o desenvolvimento das crianças e jovens referenciados às comissões de proteção. []. , serV, 6, e20046.   14--2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20046.

Enquadramento:

Assistir crianças em situação de risco e/ou perigo exige uma avaliação criteriosa, que conduza a uma decisão sustentada e coerente.

Objetivos:

Identificar os fatores de risco dos cuidadores que colocam em perigo as crianças e jovens referenciados à Comissão Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

Metodologia:

Este estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado entre outubro e dezembro de 2018 teve como amostra 20 processos de crianças/jovens referenciados a uma CPCJ. A informação recolhida dos processos foi analisada através da técnica de Bardin.

Resultados:

Como cuidadores surgem os progenitores (54%), sendo a negligência a problemática mais elevada das crianças sinalizadas à CPCJ. Quanto aos fatores de risco, destacam-se as condições financeiras da família; necessidades inerentes ao desenvolvimento da criança e os métodos de disciplina; problemas comunicacionais; problemas de saúde mental e a ausência de suporte da família alargada, seguida dos padrões de relação familiares.

Conclusão:

Identificaram-se fatores de risco que poderão permitir a construção de um instrumento para uma avaliação concertada e consequente medida adequada às necessidades das famílias.

: cuidadores; perigo; risco; proteção; crianças; jovens.

        · |     · |     · ( pdf )