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Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

PEIXOTO, Nuno Miguel dos Santos Martins; PEIXOTO, Tiago André dos Santos Martins; PINTO, Cândida Assunção Santos    SANTOS, Célia Samarina Vilaça de Brito. Intervenção educacional de enfermagem dirigida à promoção dos comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro. []. , serV, 6, e20090.   17--2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20090.

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Enquadramento:

O cancro reclama uma abordagem profissional concertada que se estenda para além do diagnóstico e do tratamento. Os comportamentos de promoção de saúde após a doença são um desafio para os enfermeiros e altamente relevantes para os sobreviventes.

Objetivos:

Explorar os aspetos centrais a integrar numa intervenção educacional de enfermagem para promover os comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro.

Metodologia:

Realizou-se um estudo exploratório, qualitativo, com um grupo de 9 peritos. Utilizou-se o grupo focal como estratégia de colheita de dados.

Resultados:

Os resultados propõem a construção de uma intervenção através da negociação e contratualização, que contemple várias áreas, que promova o envolvimento em comportamentos saudáveis e que sensibilize sobre os comportamentos de risco. Sugere-se um início precoce, preferencialmente no hospital.

Conclusão:

A intervenção de enfermagem deve recair num processo de tomada de decisão partilhada, considerar as preferências dos sobreviventes, a motivação e o membro familiar como catalisadores da mudança, possibilitar a expressão privada de emoções e, sobretudo, antecipar as necessidades dos sobreviventes.

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Background:

Cancer calls for a joint professional approach that goes beyond diagnosis and treatment. Health-promoting behaviors after cancer are a challenge for nurses and highly relevant for cancer survivors.

Objective:

To explore the key aspects to be integrated into an educational nursing intervention to promote health behaviors in cancer survivors.

Methodology:

A qualitative exploratory study was conducted with nine experts, using the focus group as the data collection method.

Results:

The results suggest the development of an intervention based on negotiation and the use of contracts, covering several areas, encouraging the adoption of healthy behaviors, and raising awareness about risky behaviors. An early application is recommended, preferably at the hospital.

Conclusion:

The nursing intervention should be based on a shared decision-making process, take into account the survivor’s preferences and motivation and family members as catalysts for change, foster private emotional expression, and, above all, anticipate the survivor’s needs.

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Marco contextual:

El cáncer requiere un enfoque profesional concertado que vaya más allá del diagnóstico y el tratamiento. Los comportamientos de promoción de la salud después de la enfermedad son un desafío para los enfermeros y muy relevantes para los supervivientes.

Objetivos:

Explorar los aspectos centrales que se deben integrar en una intervención educativa de enfermería para promover comportamientos saludables en los supervivientes de cáncer.

Metodología:

Se realizó un estudio exploratorio y cualitativo con un grupo de 9 expertos. Se utilizó el grupo focal como estrategia de recogida de datos.

Resultados:

Los resultados proponen la construcción de una intervención a través de la negociación y la contractualización, que abarque varios ámbitos, promueva la participación en comportamientos saludables y sensibilice sobre los comportamientos de riesgo. Se sugiere comenzar temprano, preferiblemente en el hospital.

Conclusión:

La intervención de enfermería debe centrarse en un proceso de toma de decisiones compartido, considerar las preferencias de los supervivientes, la motivación y al miembro de la familia como catalizadores del cambio, permitir la expresión privada de las emociones y, sobre todo, anticiparse a las necesidades de los supervivientes.

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