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Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

FRADE, João Manuel da Graça; HENRIQUES, Carolina Miguel Graça    FRADE, Maria de Fátima Graça. A integração da família nos cuidados de enfermagem: perspetiva de enfermeiros e estudantes de enfermagem. []. , serV, 7, e20158.   18--2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20158.

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Enquadramento:

A pertinência da integração das famílias nos cuidados de enfermagem permite a promoção, manutenção e recuperação da saúde das famílias.

Objetivos:

Identificar e descrever a perspetiva dos enfermeiros e estudantes de enfermagem sobre a integração das famílias nos cuidados de enfermagem.

Metodologia:

Estudo inferencial, transversal, numa população de enfermeiros e estudantes de enfermagem. Foi aplicada a escala Families Importance in Nursing Care - Nurses Attitudes (FINC-NA).

Resultados:

Amostra constituída por 164 indivíduos, nos quais 71 eram profissionais e 93 estudantes. A média da importância atribuída à família foi maior nos estudantes de enfermagem relativamente aos enfermeiros, sendo a diferença entre os dois grupos significativa. Na análise de regressão linear univariada as variáveis: Idade, Anos de experiência profissional e Formação na área da família parecem estar associadas à importância atribuída à família.

Conclusão:

Os estudantes atribuem maior importância à integração da família do que os enfermeiros. As variáveis Idade, Anos de exercício profissional e Formação na área da família, nos enfermeiros, associam-se a uma maior importância da integração da família.

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Background:

Integrating families into nursing care allows promoting, maintaining, and restoring their health.

Objectives:

To identify and describe nurses’ and nursing students’ perspectives of the integration of families into nursing care.

Methodology:

Inferential, cross-sectional study in a population of nurses and nursing students. The Families’ Importance in Nursing Care - Nurses’ Attitudes (FINC-NA) scale was applied.

Results:

Sample consisting of 164 individuals, of whom 71 were nurses and 93 nursing students. On average, the importance attached to the family was higher among nursing students than among nurses, with a significant difference between both groups. In the univariate linear regression analysis, the variables Age, Years of professional experience, and Training in the family nursing seem to be associated with the importance attached to the family.

Conclusion:

Students attach more importance to family integration than nurses. The variables Age, Years of professional experience, and Training in the family nursing are associated with greater importance attached by nurses to the integration of families into nursing care.

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Marco contextual:

La relevancia de la integración de las familias en los cuidados de enfermería permite promover, mantener y recuperar la salud de las familias.

Objetivos:

Identificar y describir la perspectiva de los enfermeros y los estudiantes de enfermería sobre la integración de las familias en los cuidados de enfermería.

Metodología:

Estudio inferencial, transversal, en una población de enfermeros y estudiantes de enfermería. Se aplicó la escala Families Importance in Nursing Care - Nurses Attitudes (FINC-NA).

Resultados:

Muestra compuesta por 164 personas, 71 de las cuales eran profesionales y 93 estudiantes. La media de la importancia concedida a la familia fue mayor entre los estudiantes de enfermería que entre los enfermeros, y la diferencia entre ambos grupos fue significativa. En el análisis de regresión lineal univariante, las variables Edad, Años de experiencia profesional y Formación en el área de la familia parecen estar asociadas a la importancia concedida a la familia.

Conclusión:

Los estudiantes conceden mayor importancia a la integración de la familia que los enfermeros. Las variables Edad, Años de ejercicio profesional y Formación en el área de la familia, en los enfermeros, se asocian a una mayor importancia de la integración de la familia.

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