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Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

PAIVA, Ivo Cristiano Soares; AMARAL, António Fernando Salgueiro    MOREIRA, Isabel Maria Pinheiro Borges. Cuidados de enfermagem omissos num contexto hospitalar português: perceção dos enfermeiros sobre estratégias minimizadoras. []. , serV, 7, e20146.   29--2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20146.

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Enquadramento:

Os cuidados de enfermagem omissos (CEO) são uma problemática existente nos contextos da prática clínica. O conhecimento contextual das razões subjacentes a esta problemática convida os gestores a implementar diretrizes minimizadoras de CEO, redesenhando as práticas dos enfermeiros.

Objetivos:

Identificar estratégias percecionadas pelos enfermeiros de um hospital de oncologia como minimizadoras de CEO.

Metodologia:

Estudo exploratório, descritivo, transversal de natureza qualitativa assente em pressupostos do estudo caso. Amostra de meio, constituída por 10 enfermeiros das especialidades médicas de um hospital oncológico, com aplicação de entrevista semiestruturada, entre setembro e outubro de 2018. Obtido consentimento informado dos participantes.

Resultados:

Os participantes identificaram como ferramentas passíveis de minimizar os CEO e melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem a Conscientização do erro, a Formação, a Comunicação, a Adequação de recursos e a Mudança da cultura organizacional.

Conclusão:

Os CEO comprometem a qualidade do atendimento e aumentam a vulnerabilidade dos doentes. A adoção das estratégias identificadas poderá constituir uma mais-valia para a organização estudada e melhorar a qualidade dos cuidados prestados.

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Background:

Missed nursing care (MNC) is a problematic issue in clinical settings. The contextual knowledge of the reasons underlying it calls for managers to implement guidelines for minimizing MNC and redesigning nurses’ practices.

Objectives:

To identify strategies perceived by the nurses in an oncology hospital to minimize MNC.

Methodology:

Exploratory, descriptive, cross-sectional study with a qualitative approach based on case study assumptions. Environmental sample composed of 10 nurses from the medical specialties of an oncology hospital. Semi-structured interviews were applied from September to October 2018. All participants gave their informed consent.

Results:

Nurses identified the following strategies to minimize MNC and improve the quality of nursing care: Error awareness, Training, Communication, Adequacy of resources, and Change in the organizational culture.

Conclusion:

MNC compromises the quality of care and increase patient vulnerability. Adopting the identified strategies can benefit the organization studied and improve the quality of care.

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Marco contextual:

Los cuidados de enfermería omitidos (CEO) son una problemática que se da en los contextos de la práctica clínica. El conocimiento contextual de las razones que subyacen a esta problemática invita a los gestores a implementar directrices minimizadoras de CEO, mediante el rediseño de las prácticas de los enfermeros.

Objetivos:

Identificar estrategias percibidas por los enfermeros de un hospital de oncología como minimizadoras de CEO.

Metodología:

Estudio exploratorio, descriptivo, transversal, de naturaleza cualitativa basado en los presupuestos del estudio de caso. Muestra de medio constituida por 10 enfermeros de las especialidades médicas de un hospital oncológico, se aplicó la entrevista semiestructurada entre septiembre y octubre de 2018. Se obtuvo el consentimiento informado de los participantes.

Resultados:

Los participantes identificaron como herramientas capaces de minimizar los CEO y mejorar la calidad de los cuidados de enfermería la Conciencia del error, la Formación, la Comunicación, la Adecuación de recursos y el Cambio de la cultura organizativa.

Conclusión:

Los CEO comprometen la calidad de la atención y aumentan la vulnerabilidad de los pacientes. La adopción de las estrategias identificadas podrá constituir un valor añadido para la organización estudiada y mejorar la calidad de la atención prestada.

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