serV 7 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

ROMUALDO, Claudio et al. Vivências de estudantes como espetadores de situações de bullying. []. , serV, 7, e20144.   25--2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20144.

^a

Enquadramento:

O Bullying escolar é um fenómeno mundial. Os observadores são centrais à compreensão do fenómeno e ao desenvolvimento de ações de prevenção.

Objetivo:

Conhecer a vivência de estudantes identificados como testemunhas de situações de bullying.

Metodologia:

Estudo qualitativo e exploratório desenvolvido numa escola brasileira, à luz da teoria social cognitiva. Participaram 20 estudantes com idades entre 13 e 18 anos. Os dados foram colhidos através de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. A análise temática foi aplicada aos dados.

Resultados:

A taxa de prevalência de estudantes que observaram situações de bullying foi de 64%. Os participantes possuem bom conhecimento sobre o bullying, avaliam o comportamento agressivo como negativo ou prejudicial, mas esse entendimento não se converte em senso de autoeficácia e ações de ajuda às vítimas. Uma categoria temática foi construída - Tomada de atitude, reforço e sentimentos - “O que motivava o agressor era a plateia”.

Conclusão:

A vivência dos estudantes é assinalada por questões individuais, escolares e contextuais. Implicações para a atenção primária em saúde são enunciadas.

^lpt^a

Background:

Bullying at school is a worldwide phenomenon. Observers are central to understanding the phenomenon and developing preventive actions.

Objective:

To know the experience of students identified as witnesses of bullying situations.

Methodology:

Qualitative and exploratory study developed in a Brazilian school, in the light of the social cognitive theory. Twenty students aged between 13 and 18 years participated. Data were collected through semi-structured interviews and focus groups. Thematic analysis was applied to the data.

Results:

The prevalence rate of students who observed bullying was 64%. Participants have good knowledge about bullying, assess aggressive behavior as negative or harmful, but this understanding does not translate into a sense of self-efficacy and actions to help victims. A thematic category was built - Taking action, reinforcing and feeling - “What was also motivating the aggressor to do this is the audience”.

Conclusion:

The students’ experience is marked by individual, school and contextual issues. Implications for primary health care are spelled out.

^len^a

Marco contextual:

El acoso escolar (bullying) es un fenómeno mundial. Los observadores son fundamentales para comprender el fenómeno y desarrollar acciones de prevención.

Objetivo:

Conocer la experiencia de los estudiantes identificados como testigos de situaciones de acoso escolar.

Metodología:

Estudio cualitativo y exploratorio desarrollado en una escuela brasileña, a partir de la teoría social cognitiva. Participaron 20 estudiantes con edades comprendidas entre los 13 y los 18 años. Los datos se recopilaron mediante entrevistas semiestructuradas y grupos de discusión. Se aplicó el análisis temático a los datos.

Resultados:

La tasa de prevalencia de los estudiantes que observaron el acoso escolar fue del 64%. Los participantes tienen buenos conocimientos sobre el acoso escolar, evalúan el comportamiento agresivo como negativo o perjudicial, pero esa comprensión no se traduce en autoeficacia y acciones para ayudar a las víctimas. Se construyó una categoría temática - Toma de actitud, refuerzo y sentimientos - “Lo que motivaba al acosador era el público”.

Conclusión:

La experiencia de los estudiantes está marcada por cuestiones individuales, escolares y contextuales. Se enuncian las implicaciones para la atención primaria de la salud.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )