serVI 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

MOREIRA, Isabel Maria Pinheiro Borges; LOBAO, Catarina Alexandra Rodrigues Faria; CARRAGETA, Maria do Céu Mestre    GONCALVES, Rui Filipe Lopes. Avaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantes. []. , serVI, 1, e21054.   14--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv210054.

^a

Enquadramento:

O Journal Club (JC) é definido como uma reunião educacional na qual, em ambiente informal, se proporciona um fórum de discussão que aproxima consensos, fomenta a partilha e a transferência de conhecimentos, incorporando a evidência científica na prática clínica.

Objetivos:

Conhecer a perceção dos estudantes de enfermagem sobre a utilização do JC como estratégia pedagógica ao longo do ensino clínico.

Metodologia:

Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com uma abordagem mista no que diz respeito ao tratamento dos dados. O questionário foi construído e disponibilizado online e contou com a participação de 55 estudantes.

Resultados:

Os estudantes fizeram uma avaliação positiva desta estratégia de ensino aprendizagem. Como principais vantagens identificaram a aproximação da prática à evidência científica e o desenvolvimento de habilidades de avaliação crítica dos artigos. Como desvantagem apontam a exigência de habilidades de pesquisa entre outras.

Conclusão:

O JC revelou-se uma estratégia gratificante e promissora na medida que se adequa aos vários desafios que a formação de enfermeiros enfrenta, nomeadamente na integração da evidência científica na prática clínica, no desenvolvimento de habilidades de pesquisa e na síntese da evidência.

^lpt^a

Background:

The Journal Club (JC) is defined as an informal educational meeting providing a forum of discussion that seeks consensus and promotes knowledge sharing and transfer while translating scientific evidence into clinical practice.

Objectives:

To explore nursing students’ perceptions of the JC as a pedagogical strategy in Clinical Teaching.

Methodology:

Descriptive and exploratory study with a mixed-methods approach to data analysis. The sample consisted of 55 students. The questionnaire was designed and made available online.

Results:

Students made a positive assessment of this teaching-learning strategy. As main advantages, they identified the possibility of bringing clinical practice closer to scientific evidence and developing critical appraisal skills. One of the disadvantages was the requirement of search skills.

Conclusion:

The JC proved to be a rewarding and promising strategy because it adapts to the various challenges of nurses’ training, namely the translation of scientific evidence into clinical practice, the development of search skills, and the synthesis of evidence.

^len^a

Marco contextual:

El Journal Club (JC) se define como una reunión educativa en la que, en un entorno informal, se proporciona un foro de debate que aproxima consensos, fomenta el intercambio y la transferencia de conocimientos, e incorpora la evidencia científica a la práctica clínica.

Objetivos:

Conocer la percepción de los estudiantes de enfermería sobre el uso del JC como estrategia pedagógica a lo largo de la enseñanza clínica.

Metodología:

Se trata de un estudio descriptivo y exploratorio, con un enfoque mixto en cuanto al tratamiento de los datos. El cuestionario fue diseñado y puesto a disposición en línea, y contó con la participación de 55 estudiantes.

Resultados:

Los alumnos hicieron una valoración positiva de esta estrategia de enseñanza-aprendizaje. Como principales ventajas identificaron la aproximación de la práctica a la evidencia científica y el desarrollo de habilidades de evaluación crítica de los artículos. Como desventaja señalan la exigencia de habilidades de investigación, entre otras.

Conclusión:

El JC demostró ser una estrategia gratificante y prometedora, ya que se ajusta a los diversos retos a los que se enfrenta la formación de los enfermeros, a saber, la integración de la evidencia científica en la práctica clínica, el desarrollo de habilidades de investigación y la síntesis de la evidencia.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )