serVI 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

MOREIRA, Isabel Maria Pinheiro Borges; LOBAO, Catarina Alexandra Rodrigues Faria; CARRAGETA, Maria do Céu Mestre    GONCALVES, Rui Filipe Lopes. Avaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantes. []. , serVI, 1, e21054.   14--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv210054.

Enquadramento:

O Journal Club (JC) é definido como uma reunião educacional na qual, em ambiente informal, se proporciona um fórum de discussão que aproxima consensos, fomenta a partilha e a transferência de conhecimentos, incorporando a evidência científica na prática clínica.

Objetivos:

Conhecer a perceção dos estudantes de enfermagem sobre a utilização do JC como estratégia pedagógica ao longo do ensino clínico.

Metodologia:

Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com uma abordagem mista no que diz respeito ao tratamento dos dados. O questionário foi construído e disponibilizado online e contou com a participação de 55 estudantes.

Resultados:

Os estudantes fizeram uma avaliação positiva desta estratégia de ensino aprendizagem. Como principais vantagens identificaram a aproximação da prática à evidência científica e o desenvolvimento de habilidades de avaliação crítica dos artigos. Como desvantagem apontam a exigência de habilidades de pesquisa entre outras.

Conclusão:

O JC revelou-se uma estratégia gratificante e promissora na medida que se adequa aos vários desafios que a formação de enfermeiros enfrenta, nomeadamente na integração da evidência científica na prática clínica, no desenvolvimento de habilidades de pesquisa e na síntese da evidência.

: ensino; enfermagem; aprendizagem.

        · |     · |     · ( pdf )