serVI 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

DUARTE, Ana et al. Promoção de estilos de vida saudáveis na primeira infância: A voz de familiares e peritos. []. , serVI, 1, e21083.   15--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21083.

Enquadramento:

é reconhecida a importância da promoção de estilos de vida saudáveis nos primeiros anos de vida. Na atualidade, a identificação de áreas prioritárias de intervenção em saúde que promovam estilos de vida saudáveis, são um desafio inadiável.

Objetivo:

Conhecer a perspetiva de familiares e peritos quanto às áreas prioritárias de intervenção relacionadas com a promoção de estilos de vida saudáveis na primeira infância.

Metodologia:

Estudo qualitativo, exploratório e descritivo, com recurso a sessões de grupos focais. Participaram no estudo sete peritos das áreas da saúde, social, educação, media e três familiares de crianças pequenas. Foram desenvolvidas entrevistas semi-estruturadas e a análise de conteúdo foi efetuada seguindo os pressupostos de Bardin.

Resultados:

Emergiram duas grandes áreas prioritárias, nomeadamente determinantes da alimentação e do movimento (atividade física, comportamento sedentário e sono).

Conclusão:

Os determinantes da alimentação e do movimento são áreas de intervenção que se revelam como prioritárias. O envolvimento dos cuidadores (ex., pais, educadores de infância) é indispensável para a promoção de estilos de vida saudáveis.

: criança; saúde da criança; promoção da saúde; estilo de vida saudável; saúde pública.

        · |     · |     · ( pdf )