Revista de Enfermagem Referência
ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883
SCHNEIDER, Dulcinéia Ghizoni et al. Problemas éticos na experiência clínica hospitalar de estudantes e profissionais de enfermagem. []. , serVI, 1, e21111. 21--2022. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv21111.
^a
Enquadramento:
Os problemas éticos são frequentes na prática da enfermagem. Saber identificá-los, buscando soluções prudentes, é fundamental para promover um cuidado ético e seguro.
Objetivo:
Conhecer experiências e compreensão de estudantes e profissionais de enfermagem sobre problemas éticos e tomada de decisão nos contextos da prática da enfermagem hospitalar.
Metodologia:
Pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva realizada com 30 estudantes de graduação em enfermagem e 20 profissionais de enfermagem de um hospital universitário do sul do Brasil. Os dados foram recolhidos através de dois questionários contendo questões abertas e submetidos a análise textual discursiva.
Resultados:
Os estudantes compreendem o problema ético a partir de vivências concretas de desrespeito e afronta a princípios e regras, enquanto os profissionais o conceptualizam como um desafio ao julgamento nas complexas fronteiras entre certo e errado. Há similaridades e especificidades das vivências e tomada de decisão.
Conclusão:
Estudantes e profissionais demonstram sensibilidade moral para compreender os problemas éticos da prática; senso crítico e reflexivo é decisivo na identificação e nas condutas face aos conflitos éticos no ambiente laboral.
Background:
Ethical problems often emerge in nursing practice. Knowing how to identify them and seeking prudent solutions is essential to promoting ethical and safe care.
Objective:
To know the experiences and understanding of nursing students and professionals regarding ethical issues and decision-making in hospital nursing practice.
Methodology:
Qualitative, exploratory-descriptive research was carried out with thirty undergraduate nursing students and twenty nursing professionals from a University Hospital in Southern Brazil. Data were collected through two questionnaires containing open questions and submitted to Discursive Textual Analysis.
Results:
Students perceive the ethical problem based on concrete experiences of disrespect and insult to principles and rules. Professionals conceptualize it as a challenge to judgment in the complex boundaries between right and wrong. The experiences and decision-making share similarities and have their specificities.
Conclusion:
Students and professionals display moral sensitivity to understand the ethical problems of practice; critical awareness and reflection are crucial to identifying and responding to workplace ethical conflicts.
Marco contextual:
Los problemas éticos son frecuentes en la práctica de la enfermería. Saber identificarlos, buscando soluciones prudentes, es esencial para promover una atención ética y segura.
Objetivo:
Conocer las experiencias y la comprensión de los estudiantes y profesionales de enfermería sobre los problemas éticos y la toma de decisiones en los contextos de la práctica enfermera hospitalaria.
Metodología:
Investigación cualitativa, exploratoria-descriptiva, realizada con 30 estudiantes del grado de Enfermería y 20 profesionales de enfermería de un hospital universitario del sur de Brasil. Los datos se recogieron mediante dos cuestionarios con preguntas abiertas y se sometieron a un análisis textual discursivo.
Resultados:
Los estudiantes entienden el problema ético a partir de experiencias concretas de falta de respeto y afrenta a los principios y normas, mientras que los profesionales lo conceptualizan como un desafío al juicio en los complejos límites entre lo correcto y lo incorrecto. Hay similitudes y especificidades en las experiencias y la toma de decisiones.
Conclusión:
Los estudiantes y profesionales demuestran sensibilidad moral para comprender los problemas éticos de la práctica; el sentido crítico y reflexivo es decisivo en la identificación y las conductas ante los conflictos éticos en el entorno laboral.
: .