serVI 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

GUARDA, Laíse Escalianti Del’Alamo et al. Efeito da estratégia multifacetada EPIQ para melhoria da gestão da dor na vacinação em crianças. []. , serVI, 1, e21125.   06--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21125.

^a

Enquadramento:

Knowledge Translation (KT) permite a aplicabilidade eficaz e dinâmica de evidências científicas na prática clínica.

Objetivo:

Analisar o efeito de uma intervenção multifacetada baseada na KT para capacitação de profissionais de saúde na gestão da dor na vacinação em crianças.

Metodologia:

Estudo quase-experimental realizado entre agosto e dezembro de 2017, com nove profissionais de enfermagem atuantes em salas de vacinação de duas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal. Realizou-se as fases Preparação e Implementação da estratégia multifacetada Evidence-based Practice for Improving Quality (EPIQ), na perspectiva da KT.

Resultados:

As fases da EPIQ permitiram a identificação de barreiras e facilitadores na vacinação em crianças, além do estabelecimento de metas e estratégias e mudança no conhecimento dos profissionais. Houve um acréscimo de 13,9% no percentual médio de respostas corretas no pós-teste (p = 0,036), sendo a temática “gestão da dor” a que apresentou maior efetividade (92,8%).

Conclusão:

A utilização da estratégia multifacetada EPIQ, baseada na KT, melhorou a aquisição de conhecimentos relacionados à gestão da dor na vacinação em crianças.

^lpt^a

Background:

Knowledge Translation (KT) allows the efficient and dynamic use of scientific evidence in clinical practice.

Objective:

To analyze the impact of a multifaceted KT intervention to train health care professionals in pain management in childhood vaccination.

Methodology:

This quasi-experimental study was conducted between August and December 2017, with nine nursing professionals working in the vaccination rooms of two Unidades Básicas de Saúde (UBSs - Basic Health Units) of the Brazilian Federal District. The “Preparation” and “Implementation” phases of the multifaceted KT intervention Evidence-based Practice for Improving Quality (EPIQ) were conducted.

Results:

The EPIQ phases allowed identifying the barriers to and facilitators of vaccination in children, establishing objectives and strategies, and improving health professionals’ knowledge. There was a 13.9% increase in the mean percentage of correct answers in the posttest (p = 0.036), with the topic “Pain management” presenting the highest score of correct answers (92.8%).

Conclusion:

Implementing the multifaceted KT intervention EPIQ improved the knowledge of pain management in childhood vaccination.

^len^a

Marco contextual:

Knowledge Translation (KT) permite la aplicación efectiva y dinámica de la evidencia científica en la práctica clínica.

Objetivo:

Analizar el efecto de una intervención multifacética basada en la KT para capacitar a los trabajadores de la salud en el manejo del dolor para la vacunación infantil.

Metodología:

Estudio cuasi experimental realizado entre agosto y diciembre de 2017, con nueve profesionales de enfermería que trabajan en salas de vacunación de dos Unidades Básicas de Salud del Distrito Federal. Se llevaron a cabo las fases de preparación e implementación de la estrategia multifacética Evidence-based Practice for Improving Quality (EPIQ), desde la perspectiva de la KT.

Resultados:

Las fases de la EPIQ permitieron identificar las dificultades y los facilitadores de la vacunación infantil, además de establecer objetivos, estrategias y cambios en los conocimientos de los profesionales. Hubo un aumento del 13,9% en el porcentaje medio de respuestas correctas en la prueba posterior (p = 0,036), y el tema “tratamiento del dolor” fue el que mostró una mayor eficacia (92,8%).

Conclusión:

El uso de la estrategia multifacética EPIQ, basada en la KT, mejoró la adquisición de conocimientos relacionados con el manejo del dolor en la vacunación infantil.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )