serVI 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

FREITAS, Suéli M.    GOUVEIA, Bruna R.. Satisfação dos enfermeiros de reabilitação com o trabalho. []. , serVI, 1, e21130.   04--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21130.

^a

Enquadramento:

A satisfação dos enfermeiros de reabilitação com o trabalho contribui para o desempenho individual, a qualidade e segurança dos cuidados prestados aos clientes e para o sucesso organizacional, sendo crucial a sua avaliação.

Objetivo:

Analisar a satisfação dos enfermeiros de reabilitação com o trabalho, no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, EPE.

Metodologia:

Estudo quantitativo, transversal, exploratório-descritivo e analítico. Utilizamos a Escala de Satisfação dos Enfermeiros para a colheita de dados. A análise estatística incluiu estatística descritiva simples. Obteve-se parecer favorável da comissão de ética para a saúde (Parecer n.º 25/2019).

Resultados:

Globalmente 97,35% dos enfermeiros estão moderadamente satisfeitos com o trabalho. Relativamente às dimensões 43, 36% dos participantes referem estar satisfeitos com a “valorização profissional” e 51,33% encontram-se insatisfeitos com a “valorização e remuneração salarial”.

Conclusão:

A maioria dos participantes estão moderadamente satisfeitos. Deve-se atender à satisfação global e às suas dimensões, principalmente, à satisfação com as “chefias”, “organizações e recursos”, “valorização e remuneração” e “dotações”, para potenciar a satisfação com o trabalho.

^lpt^a

Background:

The job satisfaction of rehabilitation nurses contributes to individual performance, patient care quality and safety, and organizational success. Thus, its assessment is vital.

Objective:

To analyze the job satisfaction of rehabilitation nurses in the Health Service of the Autonomous Region of Madeira (SESARAM - Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira), Public Corporation (EPE - Entidade Pública Empresarial).

Methodology:

This is a quantitative, cross-sectional, exploratory-descriptive, and analytical study. The Nurse Job Satisfaction Scale was used to collect the data. The statistical analysis included simple descriptive statistics. This study was approved by the Health Ethics Committee (Opinion no. 25/2019).

Results:

Overall, 97.35% of nurses are moderately satisfied with their work. Concerning the dimensions, 43.36% of the participants express their “Satisfaction with Professional Recognition,” while 51.33% are dissatisfied with “Recognition and Remuneration.”

Conclusion:

Most participants are moderately satisfied. It is necessary to pay closer attention to global satisfaction and its dimensions, particularly “Satisfaction with leadership,” “Satisfaction with organizations and resources,” “Satisfaction with recognition and remuneration,” and “Satisfaction with staffing,” to improve Job Satisfaction.

^len^a

Marco contextual:

La satisfacción laboral de los enfermeros de rehabilitación contribuye al rendimiento individual, a la calidad y seguridad de los cuidados prestados a los pacientes y al éxito de la organización, por lo que evaluarla es crucial.

Objetivo:

Analizar la satisfacción laboral de los enfermeros de rehabilitación en el Servicio de Salud de la Región Autónoma de Madeira, EPE.

Metodología:

Estudio cuantitativo, transversal, exploratorio-descriptivo y analítico. Se utilizó la Escala de Satisfacción Laboral de los Enfermeros para la recogida de datos. El análisis estadístico incluyó estadísticas descriptivas simples. Se obtuvo el dictamen favorable del Comité de Ética de la Salud (Dictamen n.º 25/2019).

Resultados:

En general, el 97,35% de los enfermeros están moderadamente satisfechos con su trabajo. En cuanto a las dimensiones, el 43,36% de los participantes mencionan que están satisfechos con el “desarrollo profesional” y el 51,33% está insatisfecho con la “valoración y la remuneración salarial”.

Conclusión:

La mayoría de los participantes están moderadamente satisfechos. Se debe considerar la satisfacción global y sus dimensiones, especialmente la satisfacción con los "gerentes", "organizaciones y recursos", "apreciación y remuneración" y "asignaciones", para mejorar la satisfacción con el trabajo.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )