serVI 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

FRANCA, Daniela Clara Silva et al. A conceção de cuidados de enfermagem dirigida aos prestadores de cuidados espelhada na documentação. []. , serVI, 1, e21106.   12--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21106.

Enquadramento:

A assunção do papel de cuidador exige a aquisição de conhecimentos e habilidades, garantindo a segurança dos cuidados à pessoa cuidada e assegurar o seu próprio autocuidado. O enfermeiro assume o papel de facilitador neste processo de transição, sendo os sistemas de informação em enfermagem uma ferramenta que garante a continuidade e qualidade dos cuidados.

Objetivo:

Compreender a conceção de cuidados de enfermagem relativa ao prestador de cuidados.

Metodologia:

Estudo descritivo exploratório com abordagem mista, através da análise da documentação do prestador de cuidados em 163 processos e aplicação de um questionário (N = 72).

Resultados:

Identificou-se subnotificação no prestador de cuidados. Estes eram predominantemente mulheres, com idade avançada e sobrecarga moderada. Expressaram dificuldades nas atividades instrumentais e necessidade de apoio de outro cuidador/redes formais.

Conclusão:

A identificação das necessidades e dificuldades do prestador de cuidados em confronto com a subnotificação observada reforça a necessidade de uma aproximação dos modelos em uso aos modelos expostos, traduzindo este processo numa melhoria dos padrões de qualidade em enfermagem dirigida aos prestadores de cuidados.

: familiar cuidador; enfermagem; cuidados de saúde primários; documentação.

        · |     · |     · ( pdf )