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Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

LOPES, Eunice Cristina Ribeiro; CERQUEIRA, Maria Manuela Amorim    ROCHA, Mara do Carmo de Jesus. As vantagens da consulta de enfermagem presencial à pessoa submetida a cirurgia ambulatória. []. , serVI, 1, e21149.   06--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21149.

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Enquadramento:

Os progressos médicos e tecnológicos e a melhoria das técnicas anestésicas, têm contribuído para o desenvolvimento da cirurgia ambulatória. Enfatiza a necessidade de cuidados mais humanizados e adequados às necessidades multidimensionais da pessoa submetida à cirurgia ambulatória.

Objetivos:

Conhecer a perspetiva dos enfermeiros acerca das vantagens da existência da consulta de enfermagem presencial pós-cirurgia ambulatória.

Metodologia:

Estudo qualitativo, exploratório descritivo; recolha de dados (entrevista semiestruturada). Participantes: enfermeiros de uma unidade hospitalar do norte de Portugal. Efetuada análise de conteúdo segundo o referencial de Bardin. O estudo respeitou os princípios éticos e de integridade científica.

Resultados:

Os enfermeiros referem que a consulta de enfermagem presencial pós-cirurgia ambulatória permite o acompanhamento do doente; avaliação de eventuais complicações; segurança; favorece a expressão de sentimentos/emoções; validação da educação para a saúde; avaliação do grau de satisfação do doente; favorece a comunicação empática.

Conclusão:

A consulta de enfermagem presencial é um momento crucial para a realização de educação para a saúde, contribuindo para o bem-estar do doente e para o desenhar de objetivos realistas e alcançáveis.

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Background:

Medical and technological advances and the improvement of anesthetic techniques have contributed to the development of outpatient surgery. The multidimensional needs of the person undergoing outpatient surgery call for more humanized and adequate care.

Objectives:

To know nurses’ perspective of the advantages of having a face-to-face nursing consultation after outpatient surgery.

Methodology:

A qualitative, exploratory, descriptive study with data collection through semi-structured interviews to nurses from a hospital unit in northern Portugal. Content analysis was carried out according to Bardin’s method. The study respected the ethical-moral principles.

Results:

The nurses report that the face-to-face nursing consultation after outpatient surgery allows for patient follow-up, assessment of complications, safety, expression of feelings and emotions, validation of health education, assessment of the patient’s level of satisfaction, and empathic communication.

Conclusion:

The face-to-face nursing consultation is a crucial moment for providing health education, thus improving the patient’s well-being, and to define realistic and achievable goals.

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Marco contextual:

El progreso médico, los avances tecnológicos y la mejora de las técnicas anestésicas han propiciado el desarrollo de la cirugía ambulatoria. Destaca la necesidad de una atención más humanizada y adecuada a las necesidades multidimensionales de la persona sometida a una cirugía ambulatoria.

Objetivos:

Conocer la perspectiva de los enfermeros sobre las ventajas de que exista la consulta de enfermería presencial tras una cirugía ambulatoria.

Metodología:

Estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo; la recogida de datos se llevó a cabo mediante entrevista semiestructurada. Los participantes fueron enfermeros de una unidad hospitalaria del norte de Portugal. El análisis de contenido se realizó según el referente de Bardin. El estudio siguió los principios de ética e integridad científica.

Resultados:

Los enfermeros mencionaron que la consulta de enfermería presencial tras la cirugía ambulatoria permite el seguimiento del paciente; la evaluación de posibles complicaciones, y la seguridad; favorece la expresión de sentimientos/emociones; la validación de la educación para la salud; la evaluación del grado de satisfacción del paciente, y la comunicación empática.

Conclusión:

La consulta de enfermería presencial es un momento crucial para la educación para la salud, que contribuye al bienestar del paciente y al diseño de objetivos realistas y alcanzables.

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