serVI 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

CRUZ, Arménio Guardado; LOPES, Maria Clara Ferreira da Graça; REIS, Luís Filipe Patrão Cruz dos    PAROLA, Vitor Sérgio de Oliveira. Prevalência e caracterização de acidentes domésticos e lazer de idosos em contexto comunitário: Estudo observacional transversal. []. , serVI, 1, e21119.   25--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21119.

Enquadramento:

O envelhecimento da população contribui para o aumento de acidentes domésticos, com graves consequências pessoais, familiares, sociais.

Objetivos:

Avaliar a prevalência e caraterísticas de acidentes domésticos em pessoas idosas clientes de unidades funcionais de um Centro de Saúde.

Metodologia:

Estudo observacional transversal, amostra não probabilística, por conveniência, de 139 pessoas idosas.

Resultados:

As quedas no domicílio são os acidentes domésticos com maior prevalência nos últimos 12 meses, em sequência de escorregamento. Observaram-se algumas associações baixas, mas estatisticamente significativas, entre o número de quedas, o risco de queda e medo de cair, e entre a idade, o risco de queda e medo de cair.

Conclusão:

Os resultados observados implicam medidas adequadas por parte dos enfermeiros, integrados em equipas interdisciplinares. A realização de novos estudos de cariz longitudinal, permitirá a monitorização das medidas adotadas e as adaptações necessárias para prevenir e diminuir o risco de queda, e melhorar a qualidade de vida da população envelhecida.

: idoso; acidentes domésticos; acidentes por quedas; prevalência; fatores de risco; comunidade.

        · |     · |     · ( pdf )