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Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

FERREIRA, Manuela et al. Variáveis de contexto pessoal e académico como preditoras do abandono escolar. []. , serVI, 1, e21134.   21--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21134.

Enquadramento:

A complexidade do fenómeno do abandono escolar, perspetivado como a não conclusão do curso frequentado, pressupõe diferentes preditores deste fenómeno.

Objetivos:

Identificar variáveis preditoras dos motivos de intenção de abandono escolar nos estudantes do ensino superior.

Metodologia:

Estudo quantitativo transversal, descritivo-correlacional e analítico, com uma amostra não probabilística por conveniência de 1175 estudantes portugueses. O instrumento de recolha de dados incluiu um questionário sociodemográfico, uma Escala de Motivos de Intenção de Abandono Escolar do Ensino Superior e outras escalas validadas.

Resultados:

Os resultados obtidos identificam, como variáveis preditoras das quatro dimensões dos motivos de intenção de abandono escolar, a idade e o sexo, a perceção emocional, a performance de aprendizagem e dimensões das vivências académicas dos estudantes.

Conclusão:

Constata-se a necessidade de apoiar os estudantes ao nível da gestão de expectativas, dotando-os de uma maior capacidade de lidar com as suas perceções emocionais. Sugere-se a criação de medidas de mitigação do abandono escolar atendendo ao seu perfil sociodemográfico e criação de infraestruturas que garantam a qualidade de vida académica.

: evasão escolar; ensino superior; aprendizagem; emoções; desempenho académico; sucesso académico.

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