serVI 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

SOCCOL, Keity Laís Siepmann et al. Vivências de violência no quotidiano de mulheres consumidoras de drogas. []. , serVI, 1, e22016.   24--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22016.

Enquadramento:

O uso de drogas por mulheres é permeado por diversas situações de violência que se repercutem no quotidiano por meio da exclusão e da marginalização das consumidoras.

Objetivo:

Identificar como a violência está presente no quotidiano de mulheres consumidoras de drogas.

Metodologia:

Estudo do tipo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido com 20 mulheres consumidoras de drogas assistidas num centro de atenção psicossocial álcool e drogas. A colheita de dados foi efetuada por meio de entrevista aberta, e os dados analisados conforme a análise de conteúdo temática.

Resultados:

O quotidiano de mulheres consumidoras de drogas está associado à violência pelos parceiros, bem como exposição ao risco de violência, à vulnerabilidade e à criminalidade decorrente da presença em cenas de consumo e de tráfico.

Conclusão:

Existe uma necessidade de desenvolvimento de ações educativas e políticas públicas eficientes que promovam a segurança, reduzam riscos de exposição e atendam às necessidades destas mulheres.

: violência; exposição à violência; transtornos relacionados ao uso de substâncias; mulheres.

        · |     · |     · ( pdf )