serVI 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

SANTOS, Márcia Cristina de Figueiredo; BITTENCOURT, Greicy Kelly Gouveia Dias; BESERRA, Patrícia Josefa Fernandes    NOBREGA, Maria Miriam Lima da. Teoria geral do autocuidado segundo o modelo de análise de teorias de Meleis. []. , serVI, 1, e21047.   11--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21047.

Enquadramento:

As teorias de enfermagem são capazes de sustentar a construção da identidade da profissão e favorecer a expansão enquanto ciência e disciplina, o que sinaliza para a relevância do aprofundamento de pesquisas teóricas na enfermagem.

Objetivos:

Analisar a utilidade da teoria geral do autocuidado de Orem e descrever os elementos estruturais da mesma a partir do modelo de análise de teorias de Meleis.

Principais tópicos em análise:

Estudo descritivo reflexivo, desenvolvido utilizando os critérios de análise da utilidade e de descrição dos componentes estruturais da teoria geral do autocuidado. Na descrição dos componentes estruturais foram analisados os conceitos (dimensão abstrato-concreto, grau de generalidade e dimensão variável/não-variável), os pressupostos (explícitos ou implícitos) e as proposições (existentes, explicação/relacionais, reversíveis, deterministas, estocásticas, sequenciais, coexistentes, suficientes, condicionais/contingentes, necessárias ou substituíveis). Na análise da utilidade da teoria na prática, procurou-se responder a questionamentos propostos por Meleis.

Conclusão:

A aplicação do modelo de análise de teoria de Meleis permitiu a confirmação da utilidade da teoria geral do autocuidado de Orem na prática de enfermagem.

: enfermagem; modelos de enfermagem; teoria de enfermagem; autocuidado.

        · |     · |     · ( pdf )