serVI 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

SANTOS, Eduardo; CARDOSO, Daniela    APOSTOLO, João. Como medir e explorar a heterogeneidade de uma meta-análise: Estratégias metodológicas fundamentais. []. , serVI, 1, e21077.   10--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21077.

Enquadramento:

As revisões sistemáticas ao incluírem diversos estudos, ainda que abordem uma questão semelhante, irão reunir inevitavelmente algum grau de diversidade. Os estudos têm diferentes desenhos, assim como participantes, intervenções/exposições ou mesmo outcomes/ resultados esperados. Essa diversidade é denominada de heterogeneidade e pela sua pertinência consideramos essencial apresentar algumas estratégias metodológicas para a medir e explorar.

Objetivo:

Demonstrar como se mede e explora a heterogeneidade de uma meta-análise.

Principais tópicos em análise:

É apresentado o conceito de heterogeneidade em meta-análise, bem como as suas tipologias, modelos de medida e condições para a sua aplicação. Adicionalmente apontamos diversas opções metodológicas que permitem explorar a heterogeneidade, recorrendo a exemplos práticos para as operacionalizar.

Conclusão:

A exploração da heterogeneidade de uma meta-análise assume-se como um passo imprescindível na realização de uma revisão sistemática que melhora a consistência dos seus resultados e, consequentemente, a força das suas recomendações.

: metanálise; literatura de revisão como assunto; efetividade; métodos epidemiológicos; prática clínica baseada em evidências.

        · |     · |     · ( pdf )