serVI 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

SANTOS, Ises Adriana Reis dos; AMESTOY, Simone Coelho    SILVA, Gilberto Tadeu Reis da. Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter Senge. []. , serVI, 1, e21117.   18--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21117.

^a

Enquadramento:

Este ensaio teórico apresenta uma reflexão sobre o uso dos preceitos teóricos de Peter Senge, com a organização de aprendizagem a partir das cinco disciplinas e da ecologia da liderança, como instrumentos para o desenvolvimento da liderança por enfermeiros em ambiente hospitalar.

Objetivo:

Refletir acerca dos conceitos da organização de aprendizagem de Peter Senge, a partir das disciplinas do pensamento sistémico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizagem em equipa, como um recurso para o desenvolvimento da liderança por enfermeiros.

Principais tópicos em análise:

Análise teórica-reflexiva dos conceitos, definições e aplicação da organização de aprendizagem com as cinco disciplinas e a ecologia da liderança na perspectiva de Peter Senge.

Conclusão:

O emprego da organização de aprendizagem de Peter Senge fomenta a reflexão acerca do desenvolvimento da liderança por enfermeiros, o que se coaduna com a necessidade de atuação de profissionais preparados nos serviços.

^lpt^a

Background:

This theoretical essay reflects on the use of Peter Senge’s concepts - learning organization, the five disciplines, and the ecology of leadership - as tools for developing nursing leadership in hospital settings.

Objective:

To reflect on Peter Senge’s concepts of learning organization and the disciplines of systems thinking, personal mastery, mental models, building shared vision, and team learning as resources for developing nursing leadership.

Main topics under analysis:

Theoretical analysis of the definitions and use of Peter Senge’s concepts of learning organization, the five disciplines, and the ecology of leadership.

Conclusion:

The use of Peter Senge’s concept of learning organization promotes the reflection on developing nursing leadership, which is consistent with the need for qualified professionals in health services.

^len^a

Marco contextual:

Este ensayo teórico presenta una reflexión sobre el uso de los preceptos teóricos de Peter Senge, con la organización de aprendizaje a partir de las cinco disciplinas y la ecología del liderazgo como instrumentos para el desarrollo del liderazgo de los enfermeros en un entorno hospitalario.

Objetivo:

Reflexionar sobre los conceptos de la organización de aprendizaje de Peter Senge, a partir de las disciplinas del pensamiento sistémico, el dominio personal, los modelos mentales, la visión compartida y el aprendizaje en equipo, como recurso para el desarrollo del liderazgo de los enfermeros.

Principales temas en análisis:

Análisis teórico-reflexivo de los conceptos, las definiciones y la aplicación de la organización de aprendizaje con las cinco disciplinas y la ecología del liderazgo desde la perspectiva de Peter Senge.

Conclusión:

El empleo de la organización de aprendizaje de Peter Senge favorece la reflexión sobre el desarrollo del liderazgo por parte de los enfermeros, lo que está en consonancia con la necesidad de contar con profesionales preparados en los servicios.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )