serVI 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

SILVA, Felicialle Pereira da et al. Pessoas em situação de rua frente à COVID-19: Reflexões à luz de teorias de enfermagem. []. , serVI, 1, e21115.   23--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21115.

Enquadramento:

COVID-19 é uma doença respiratória aguda causada por um novo coronavírus humano. Devido à disseminação acelerada do vírus, as autoridades sanitárias preconizaram o distanciamento social. Neste sentido, a população em situação de rua vivencia dificuldades para atender a tal demanda, pela ausência de direitos básicos, como moradia, educação e saúde. Para a enfermagem, as bases epistemológicas guiadas por teorias de enfermagem contribuem para alicerçar o cuidado para essas pessoas.

Objetivo:

Refletir sobre o cuidado à saúde da população em situação de rua diante da pandemia de COVID-19 à luz de cinco teorias de enfermagem.

Principais tópicos em análise:

As teorías de Nightingale, Roy, Horta, Peplau e Henderson possuem abordagens para o cuidado pautado nas necessidades básicas das pessoas em situação de rua, que frente à COVID-19 requerem ações imediatas.

Conclusão:

o cuidado de enfermagem baseado nos aspetos físicos, biológicos e sociais encontram nas teorias de enfermagem suporte científico para o cuidado à população em situação de rua com parcerias intersetoriais que possam promover o cuidado durante e após pandemia.

: pessoas em situação de rua; saúde pública; COVID-19; teorias de enfermagem; enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )