serVI 1  1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

VASCONCELOS, Janine; LOMBA, Maria de Lurdes; PESTANA-SANTOS, Márcia    STEINBACKES, Dirce. Atribuições do enfermeiro em serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes: Um estudo Delphi. []. , serVI, 1, 1, e21043.   27--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21014.

Enquadramento:

O acolhimento institucional é uma estratégia protetora para crianças/adolescentes em situação de risco na qual a educação, promoção e cuidados de saúde são da responsabilidade do enfermeiro.

Objetivo:

Validar um protocolo de atribuições do enfermeiro em serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes.

Metodologia:

Estudo de Delphi com duas rondas para validação de protocolo construído após revisão de literatura e pesquisa de campo. Utilizou-se um inquérito Delphi para validar o protocolo, por 12 peritos internacionais, com experiência assistencial, na docência e investigação. Considerou-se o índice de concordância mínimo de 80%. Foi utilizada a recomendação modificada para a condução e elaboração de relatórios dos estudos Delphi (CREDES).

Resultados:

O protocolo foi validado com um índice de concordância de 90% na segunda ronda, após convergencia entre os peritos quanto aos itens que constituem as atribuições dos enfermeiros categorizadas em “gerenciais”, “assistenciais”, “educativas” e “socio-políticas”.

Conclusão:

O protocolo foi considerado válido em conteúdo e aparência, e servirá para subsidiar as atribuições do(a) enfermeiro(a) em serviços de acolhimento institucional de crianças/adolescentes.

: estudos de validação; enfermagem; crianças em regime de acolhimento; criança; adolescente; técnica Delfos.

        · |     · |     · ( pdf )