serVI 1  1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

NUNES, Carla Cristina Gonçalves; CHAVES, Cláudia Margarida Correia Balula    DUARTE, João Carvalho. Motivação para a prática de atividade física em estudantes de enfermagem. []. , serVI, 1, 1, e21011.   05--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21011.

^a

Enquadramento:

A motivação para a prática de atividade física condiciona a adesão à atividade a realizar e o envolvimento a longo prazo.

Objetivos:

Analisar a motivação dos estudantes de enfermagem para a prática de atividade física. Identificar as variáveis sociodemográficas e académicas que interferem na prática de atividade física.

Metodologia:

Estudo descritivo, analítico, com 372 estudantes de enfermagem. Aplicou-se um questionário de caracterização sociodemográfica, o Questionário de Motivação para o Exercício e o Questionário Internacional de Avaliação da Atividade Física.

Resultados:

Motivos relacionados com a condição física, de saúde e relacionados com o corpo foram os mais indicados pelos estudantes para a prática de atividade física. Os estudantes do sexo masculino (OM = 227,67) e dos 2º e 3º anos apresentam maior índice de atividade física. Quanto mais idade, menor a atividade física.

Conclusão:

Motivos psicológicos estabelecem relação direta e os motivos de saúde relação inversa com a prática de atividade física, sugerindo que maior motivação psicológica e melhores níveis de saúde conduzem a uma maior prática de atividade física.

^lpt^a

Background:

Long-term involvement and adherence to physical activity are conditioned by motivation.

Objectives:

To analyze nursing students’ motivation to engage in physical activity and to identify the sociodemographic and academic variables that interfere with the practice of physical activity.

Methodology:

This is a descriptive and analytical study involving 372 nursing students. A sociodemographic characterization questionnaire, the Exercise Motivations Inventory (EMI-2), and the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) were administered.

Results:

The students’ most frequent motives for physical activity were physical fitness, health, and body-related motives. Male students (MR = 227.67) and 2nd and 3rd-year students had the highest physical activity levels. This study also observed that the older the students, the lower the physical activity levels.

Conclusion:

The psychological motives are directly related to physical activity, whereas health motives are inversely related to physical activity, which suggests that higher psychological motivation and better levels of health lead to higher levels of physical activity.

^len^a

Marco contextual:

La motivación para la práctica de la actividad física condiciona la adherencia a la actividad que se va a realizar y la implicación a largo plazo.

Objetivos:

Analizar la motivación de los estudiantes de enfermería para realizar actividad física. Identificar las variables sociodemográficas y académicas que interfieren en la práctica de actividad física.

Metodología:

Estudio descriptivo y analítico, con 372 estudiantes de enfermería. Se aplicó un cuestionario de caracterización sociodemográfica, el Cuestionario de Motivación para el Ejercicio y el Cuestionario Internacional de Evaluación de la Actividad Física.

Resultados:

Los motivos relacionados con la condición física, la salud y el cuerpo fueron los más indicados por los estudiantes para practicar actividad física. Los estudiantes del sexo masculino (OM = 227,67) y los de 2.º y 3.er año presentan mayor índice de actividad física. Cuanto mayor es la edad, menor es su actividad física.

Conclusión:

Los motivos psicológicos establecen una relación directa y los motivos de salud una relación inversa con la práctica de actividad física, lo que sugiere que una mayor motivación psicológica y mejores niveles de salud conducen a una mayor práctica de actividad física.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )