serVI 1  1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

OLIVEIRA, Claudia Jorge de Sousa    JOSE, Helena Maria Guerreiro. Pessoa idosa com diabetes mellitus tipo 2: Contributos para a compreensão da gestão do regime medicamentoso. []. , serVI, 1, 1, e21029.   06--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21029.

Enquadramento:

Face ao envelhecimento populacional existe uma crescente prevalência de doenças crónicas entre elas a diabetes mellitus. A complexidade dos regimes medicamentosos destas pessoas e a otimização da sua gestão assume-se desafiante para os enfermeiros.

Objetivo:

Compreender como a pessoa idosa com diabetes mellitus gere o seu regime medicamentoso.

Metodologia:

Estudo descritivo, qualitativo e natureza indutiva. Realizadas 12 entrevistas semiestruturadas a pessoas idosas com diagnóstico de diabetes mellitus. O verbatim foi transcrito e analisado através de análise de conteúdo.

Resultados:

O sucesso terapêutico relaciona-se com o modo como as pessoas lidam com a necessidade de aderir a um regime medicamentoso. Fatores intrínsecos (como sexo e idade) e fatores extrínsecos (como duração do tratamento, sistema de saúde pouco desenvolvido, entre outros) condicionam o sucesso terapêutico, ainda que a toma dos medicamentos seja reconhecida como necessária.

Conclusão:

Este estudo permitiu compreender como as pessoas gerem o regime medicamentoso, corrobora que baixas taxas de adesão comprometem o sucesso terapêutico e estabelece como prementes intervenções dirigidas às necessidades concretas das pessoas com doença crónica.

: adesão à medicação; diabetes mellitus; idoso; pesquisa qualitativa; entrevista.

        · |     · |     · ( pdf )