Revista de Enfermagem Referência
ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883
PEIXOTO, Nuno Miguel dos Santos Martins; PEIXOTO, Tiago André dos Santos Martins; PINTO, Cândida Assunção Santos SANTOS, Célia Samarina Vilaça de Brito. Validação de uma intervenção educacional para promover comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro: Técnica e-Delphi. []. , serVI, 1, 1, e21051. 15--2022. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv21051.
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Enquadramento:
Embora as evidências internacionais demonstrem que a promoção da saúde melhora a qualidade de vida e otimiza vários comportamentos de saúde dos sobreviventes de cancro, os programas educacionais dirigidos aos sobreviventes de cancro em Portugal são escassos.
Objetivos:
Validar o conteúdo e a estrutura de uma intervenção educacional em enfermagem para promover os comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro.
Metodologia:
Conduziu-se um e-Delphi modificado, com três rondas de questionários online. Participaram 26 dos 30 enfermeiros peritos convidados.
Resultados:
Os peritos chegaram a consenso para inclusão de 25 itens relacionados com a estrutura e 110 relacionados com o conteúdo. Os peritos admitiram uma intervenção de quatro a oito sessões presenciais, com possível inclusão de um familiar ou em grupo, reforçaram a ideia de preparação inicial dos enfermeiros, pronunciaram-se sobre os critérios de inclusão dos participantes e cimentaram a utilização da linguagem classificada para suportar o conteúdo.
Conclusão:
O consenso obtido entre os peritos produz robustez e consistência à intervenção educacional em desenvolvimento e promoverá a saúde dos sobreviventes de cancro.
Background:
Although international evidence demonstrates that health promotion improves the quality of life and optimizes several health behaviors of cancer survivors, educational programs for cancer survivors are scarce in Portugal.
Objectives:
To validate the content and structure of an educational nursing intervention to promote health behaviors in cancer survivors.
Methodology:
A modified e-Delphi study was conducted with three rounds of online questionnaires. Twenty-six of the 30 invited expert nurses participated in the study.
Results:
The experts reached a consensus to include 25 structure-related items and 110 content-related items. The experts considered that the intervention should include four to eight presential sessions, with the possible inclusion of a family member, or in a group, reinforced the idea of nurses’ initial preparation, discussed participant inclusion criteria, and strengthened the use of standardized language to support the contents.
Conclusion:
The expert consensus adds robustness and consistency to this educational intervention and will promote the health of cancer survivors.
Marco contextual:
Aunque las pruebas internacionales demuestren que la promoción de la salud mejora la calidad de vida y optimiza varios comportamientos de salud de los supervivientes de cáncer, los programas educativos dirigidos a los supervivientes de cáncer en Portugal son escasos.
Objetivos:
Validar el contenido y la estructura de una intervención educativa de enfermería para promover conductas de salud en los supervivientes de cáncer.
Metodología:
Se realizó un e-Delphi modificado, con tres rondas de cuestionarios en línea. Participaron 26 de los 30 enfermeros expertos invitados.
Resultados:
Los expertos llegaron a un consenso para incluir 25 elementos relacionados con la estructura y 110 con el contenido. Los expertos aceptaron una intervención de cuatro a ocho sesiones presenciales, con la posibilidad de incluir a un familiar o un grupo, reforzaron la idea de la preparación inicial de los enfermeros, opinaron sobre los criterios de inclusión de los participantes y cimentaron el uso de un lenguaje clasificado para apoyar el contenido.
Conclusión:
El consenso alcanzado entre los expertos proporciona solidez y coherencia a la intervención educativa que se está desarrollando y promoverá la salud de los supervivientes de cáncer.
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