serVI 1  1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

BRANDAO, Luciana Camila dos Santos; BELARMINO, Adriano da Costa; RODRIGUES, Maria Eunice Nogueira Galeno    FERREIRA JUNIOR, Antonio Rodrigues. Cuidado obstétrico na pandemia de COVID-19: Interrelações comunicacionais entre enfermeiro obstetra, mulher e doula. []. , serVI, 1, 1, e21049.   22--2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21049.

Enquadramento:

O cuidado obstétrico e a garantia da experiência de parto, assim como as interações profissionais foram atingidas pela pandemia de COVID-19, sendo necessárias reestruturações.

Objetivo:

Retratar o processo de comunicação entre a doula e o enfermeiro no cuidado obstétrico no contexto da pandemia de COVID-19.

Principais tópicos em análise:

Perturbações na interação da equipa de saúde têm vindo a repercutir-se em elementos como a comunicação em saúde e a colaboração, com déficits nas relações interpessoais entre enfermeiro e doula direcionadas à mulher. Associa-se à autonomia na execução e às interações profissionais, em que os conflitos e a perda de qualidade na assistência são observados. Reformas no trabalho em saúde incluindo respeito e qualidade no cuidado à mulher, família e comunidade são urgentes.

Conclusão:

O processo de comunicação tem sido prejudicado pela pandemia de COVID-19, o que exige o desenvolvimento de mecanismos de interação que facilitem as atividades de cuidado e as estratégias de melhoria das relações de poder que ocorrem entre enfermeiro obstetra e doula no cuidado da mulher.

: cuidado; mulher; enfermeiras obstétricas; doulas; COVID-19.

        · |     · |     · ( pdf )