serVI 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

MARTINS, Teresa; FRANCA, Daniela; PEIXOTO, Maria José    ARAUJO, Fátima. Melhorando a exatidão: O ponto de corte ideal do Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal. []. , serVI, 2, e31143.   13--2024. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi23.59.31143.

Enquadramento:

O ponto de corte de um instrumento constitui uma referência clínica de grande valor.

Objetivo:

Estudar o ponto de corte ideal do Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal (QASCI).

Metodologia:

Realizou-se um estudo metodológico transversal com recurso à análise secundária de dados. A validade preditiva do instrumento foi avaliada através da medição da sensibilidade e especificidade, dos valores preditivos positivos e negativos e do índice da área abaixo da curva (AUC) ROC. Foram utilizadas as versões portuguesas do Medical Outcomes Study 36-Item Short Form Survey Instrument e da Hospital Anxiety and Depression Scale.

Resultados:

Os cuidadores revelaram níveis elevados de ansiedade e depressão. O ponto de corte 40 obteve o índice de Youden mais elevado (0,59), indicando que o modelo analisado possui uma exatidão de 84% na previsão de transtornos de ansiedade e depressão. O modelo demonstrou ainda possuir uma sensibilidade de 78% e uma especificidade de 81%.

Conclusão:

O presente estudo comprova que o QASCI identifica eficazmente os cuidadores em risco de desenvolver transtornos de ansiedade e depressão e pode servir de base a intervenções destinadas a melhorar a sua saúde mental.

: cuidadores; família; estudos de validação; psicométricos.

        · |     · |     · ( pdf )