serVI 2  1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

COSTA, Xavier Taboada; DIEZ LIEBANA, María José    PIMENTEL, Maria Helena. Consumo das principais substâncias psicoativas em tempos de pandemia COVID-19 nos estudantes do ensino superior. []. , serVI, 2, 1, e22031.   19--2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22031.

^a

Enquadramento:

A população estudantil do ensino superior tem especial risco de consumo e abuso de substâncias psicoativas.

Objetivo:

Analisar o consumo das principais substâncias psicoativas nos estudantes do ensino superior e a sua relação com as variáveis sóciodemográficas e com o surgimento da pandemia COVID-19.

Metodologia:

Estudo analítico, observacional e transversal. Dados recolhidos por questionário aplicado após o primeiro semestre do ano letivo 2020/2021, na população de 8875 estudantes do Instituto Politécnico de Bragança em Portugal. Amostra de 825 estratificada para cada uma das cinco escolas.

Resultados:

Álcool e tabaco são as mais consumidas e de forma abusiva pela prática de binge drinking/smoking. Os medicamentos psicoativos e as drogas recreativas são menos consumidos. Os consumos são afetados pelas variáveis sociodemográficas: sexo, idade, escola, portadores de doença crónica, escolaridade e profissão dos pais. Durante a pandemia COVID-19, os estudantes percecionaram aumento dos consumos exceto o álcool.

Conclusão:

O consumo de substâncias psicoativas pelos estudantes do ensino superior é afetado pelas variáveis sociodemográficas e pela pandemia COVID-19.

^lpt^a

Background:

The higher education student population has a special risk of use and abuse of psychoactive drugs.

Objective:

To analyze the use of psychoactive drugs in higher education students and their relationship with the sociodemographic variables and the COVID-19 pandemic onset.

Methodology:

An analytical, observational, and cross-sectional study was conducted. Data were collected through a questionnaire applied after the first semester of the 2020/2021 school year to 8875 students of the Polytechnic Institute of Bragança from Portugal. A stratified sample of 825 participants for each of the five schools.

Results:

Alcohol and tobacco are the most used and abused substances due to the practice of binge drinking/smoking. Psychoactive and recreational drugs are less used. Use is affected by sociodemographic variables: gender, age, school, chronic diseases, and parents’ education/occupation. During the pandemic COVID-19, students perceive an increase in use except for alcohol.

Conclusion:

The use of psychoactive drugs in higher education students is affected by sociodemographic variables and the COVID-19 pandemic.

^len^a

Marco contextual:

La población estudiantil de la enseñanza superior está especialmente expuesta al riesgo de consumo y abuso de sustancias psicoactivas.

Objetivo:

Analizar el consumo de las principales sustancias psicoactivas entre los estudiantes de enseñanza superior y su relación con las variables sociodemográficas y la irrupción de la pandemia de la COVID-19.

Metodología:

Estudio analítico, observacional y transversal. Datos recogidos mediante un cuestionario realizado después del primer semestre del año académico 2020/2021, en una población de 8875 estudiantes del Instituto Politécnico de Braganza, en Portugal. Muestra de 825 estratificada para cada una de las cinco escuelas.

Resultados:

El alcohol y el tabaco son las sustancias más consumidas y de las que más se abusa a través de borracheras/tabaco (binge drinking/smoking). Los medicamentos psicoactivos y las drogas recreativas se consumen menos. El consumo se ve afectado por variables sociodemográficas: sexo, edad, escolaridad, enfermedad crónica, educación y profesión de los padres. Durante la pandemia de la COVID-19, los estudiantes percibieron un mayor consumo, excepto de alcohol.

Conclusión:

El consumo de sustancias psicoactivas de los estudiantes de enseñanza superior se ve afectado por variables sociodemográficas y por la pandemia de la COVID-19.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )