11 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

SILVA, Adelina Lopes da. O treino de auto-instrução, uma via de acesso às estratégias metacognitivas. []. , 11, 1, pp.117-125. ISSN 0874-2049.

^lpt^aOs processos cognitivos de auto-regulação têm sido alvo de numerosos estudos que procuram compreender como aqueles podem afectar os resultados da aprendizagem ou como podem ser estimulados e desenvolvidos nos estudantes. Neste artigo começa-se por referir as características centrais do treino de auto-instrução, procedimento clínico criado inicialmente para a instrução das competências de autocontrolo e que cedo se constitui como via adequada para o desenvolvimento da regulação dos processos cognitivos e metacognitivos nos estudantes com dificuldades de aprendizagem. Em seguida, são sumariados alguns dos mais conhecidos modelos de metacognição, que fundamentam a importância de considerar as componentes metacognitivas na aprendizagem escolar. Por fim, é estabelecido um paralelismo entre os procedimentos adoptados na auto-instrução para a resolução de problemas de aprendizagem e os propósitos da metacognição, considerando-se os primeiros como um via priveligiada para o desenvolvimento dos processos de autoregulação na aprendizagem.^len^aIn this article we review the main characteristics of the self-instruction training, a clinical procedure first developed to promote self-control competencies. The application of this procedure to the development of the cognitive and metacognitive regulatory processes in students with learning problems soon followed. Second, we present some of the most well known metacognitive models that highlight the metacognitive components of the learning process. Last, we draw a parallel between the self-instruction procedures applied to solving learning problems and the goals of metacognition. We consider the first a privileged way of access to the goals of metacognition.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License