11 2-3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

FARIA, Luísa. Desenvolvimento intra-individual das atribuições e dimensões causais durante a adolescência. []. , 11, 2-3, pp.121-137. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i2/3.606.

^lpt^aA análise do desenvolvimento intra-individual e dos padrões inter-individuais (sexo, ano de escolaridade, zona de residência e nível sócio económico) na mudança intra-individual das dimensões atribucionais de locus de causalidade, estabilidade, controlabilidade e influência/importância das causas, no âmbito de um estudo longitudinal sequencial, revelou a ausência de qualquer tipo de evolução com o tempo destas variáveis motivacionais, bem como a ausência de influência das variáveis inter-individuais na mudança intra-individual, contrariamente às hipóteses formuladas. Estes resultados conduziram a uma análise mais detalhada das características dos sujeitos «perdidos» e dos sujeitos que permaneceram no estudo longitudinal, quanto às variáveis em estudo que justificassem a ausência de qualquer tipo de evolução. A hipótese da selecção escolar de alunos com determinados padrões atribucionais (causas externas e incontroláveis), foi levantada para explicar os resultados da análise da mudança intra-individual das dimensões atribucionais e da influência dos padrões inter-individuais nesta mudança. Tal hipótese reforça a importância da implantação de uma intervenção psicológica deliberada, no sentido de promover o desenvolvimento de estratégias mais adequadas para lidar com as situações de fracasso e com a pressão avaliativa do contexto escolar.^len^aThe analysis of intra-individual development of attributional dimensions of locus of causality, stability, controllability and influence/importance of the causes for success and failure, and of the influence of inter-individual patterns (sex, school grade, area of residence and socio economical status) in the intra-individual change, in the scope of a longitudinal sequential design, evidenced the absence of evolution with time of these motivational variables, as well as the absence of influence of the inter-individual variables in intra-individual change, contrarily to our predictions. These results led to the analysis of the motivational characteristics of the «lost» subjects in the longitudinal study, and of those that remained in the study, that could explain the absence of any kind of evolution in the attributional dimensions. The hypothesis of «school selection» of those students with specific attributional patterns (external and uncontrollable causes), was raised to explain the results. This hypothesis reinforces the importance of introducing deliberate psychological intervention in the school context, in order to promote the development of more adequate strategies to deal with failure and with the evaluative pressure of the competitive school context.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License