11 2-3The role of group status and history of the conflict on intergroup discrimination strategies 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

LIMA, Luísa. Spontaneous activation of schemata under stress: getting control over eathquake threat. []. , 11, 2-3, pp.159-168. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i2/3.608.

A percepção de controlo pessoal sobre acontecimentos incontroláveis tem sido associada à procura de um sentimento de bem-estar psicológico (Taylor & Brown, 1988). Neste artigo procuramos mostrar que, quando os sujeitos estão sob ameaça e o controlo pessoal é impossível, os sujeitos activam automaticamente outros tipos de crenças de controlo (as crenças de controlo secundário) de modo a conseguirem lidar com a ameaça. Nos três estudos que apresentamos, tornámos saliente a ameaça sísmica e a ausência de controlo pessoal sobre a ameaça (condição experimental) e o tempo de reacção a palavras associadas ao controlo secundário foi avaliado. Os resultados mostram que há dois tipos de crenças de controlo automaticamente activadas em condição de ameaça: o controlo religioso e o controlo político. Estes resultados mostram que estes tipos de crenças mais sociais são utilizadas para lidar com situações de ameaça quando as crenças pessoais não estão disponíveis.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License