14 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

PINTO, Luiz Cortez; PAIVA, António; CHAINHO, Julieta    REIS, Filipe Damas dos. Terapêutica medicamentosa da esquizofrenia A utilização de neurolépticos orais versus neurolépticos depôt monitorizados: um estudo retrospectivo de três anos (1994 /1996). []. , 14, 1, pp.45-50. ISSN 0874-2049.

A não aderência à terapêutica é uma complicação muito frequente no tratamento dos doentes com esquizofrenia. Este estudo compara a eficácia do tratamento de doentes com diferentes terapêuticas: neurolépticos orais e neurolépticos depôt monitorizados, num período de três anos. Reviram-se os processos clínicos de 183 doentes com o diagnóstico de esquizofrenia, que estiveram sujeitos a tratamento com neurolépticos por um período superior a três anos. Constituíram-se dois grupos: um sujeito apenas a neurolépticos orais (no) e outro a fazer neurolépticos depôt monitorizados (ndm). O grupo ndm teve menor número de recaídas, menos internamentos e duração de internamentos mais curta do que o grupo no. A utilização de ndm mostrou ser uma melhor opção nos doentes com dificuldades de adesão terapêutica.

: Esquizofrenia; neurolépticos depôt; neurolépticos orais.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License