14 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

LEITAO, Lígia Mexia; PAIXAO, Maria Paula; SILVA, José Tomás da    MIGUEL, José Pacheco. Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção. []. , 14, 2, pp.123-147. ISSN 0874-2049.

^lpt^aCom base nas perspectivas interaccionista, desenvolvimentista e contextualista, os autores fundamentam um modelo teórico e de intervenção psicológica em contexto académico, susceptível de abranger um conjunto de estratégias, métodos e técnicas eficazes no apoio aos estudantes ao longo do seu percurso no Ensino Superior. Sem esquecer a vertente remediativa, este modelo privilegia uma intervenção de carácter preventivo, facilitadora do ajustamento e do sucesso no desempenho das principais tarefas implicadas nos três principais momentos de transição ao longo do Ensino Superior (entrada, frequência e saída) e nos principais domínios da intervenção psicológica neste tipo de população (orientação para o trabalho, apoio psicopedagógico e de promoção do sucesso educativo, apoio clínico).^len^aFounded in the contextualist, interactionist and developmental approaches, the authors present a theoretical and psychological intervention model capable of encompassing a set of strategies, methods and techniques which are effective in supporting higher education students during the whole university years. Although it has a remedial component, this model privileges a preventive kind of intervention that facilitates adjustment and success in the main tasks involved both in the three main transitional moments (entrance, attendance and access to the labour market) and in the main domains of psychological intervention adequate for this kind of population (career guidance, psychological support, enhancement of achievement success and clinical support).

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License