14 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

LEITAO, Lígia Mexia; PAIXAO, Maria Paula; SILVA, José Tomás da    MIGUEL, José Pacheco. Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção. []. , 14, 2, pp.123-147. ISSN 0874-2049.

Com base nas perspectivas interaccionista, desenvolvimentista e contextualista, os autores fundamentam um modelo teórico e de intervenção psicológica em contexto académico, susceptível de abranger um conjunto de estratégias, métodos e técnicas eficazes no apoio aos estudantes ao longo do seu percurso no Ensino Superior. Sem esquecer a vertente remediativa, este modelo privilegia uma intervenção de carácter preventivo, facilitadora do ajustamento e do sucesso no desempenho das principais tarefas implicadas nos três principais momentos de transição ao longo do Ensino Superior (entrada, frequência e saída) e nos principais domínios da intervenção psicológica neste tipo de população (orientação para o trabalho, apoio psicopedagógico e de promoção do sucesso educativo, apoio clínico).

: Modelo preventivo; orientação no ensino superior; apoio psicopedagógico; psicoterapia.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License