15 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

AMANCIO, Lígia. O género na psicologia: uma história de desencontros e rupturas. []. , 15, 1, pp.9-26. ISSN 0874-2049.

^lpt^aApesar da sua já longa existência na psicologia, só muito recentemente a investigação psicológica integrou o conceito de género e a comunidade científica assumiu as implicações teóricas e metodológicas que dele resultam, no quadro de um debate epistemológico que tem contribuído decisivamente para o questionamento e a mudança do olhar da disciplina sobre o seu território de reflexão e acção. É deste percurso, tão atribulado quanto produtivo, do conceito de género no seio da psicologia, que se dá conta neste artigo. A resistência da disciplina à ruptura paradigmática exigida pela perspectiva de género é ilustrada, num primeiro momento, com alguns exemplos da prevalecente ambiguidade na distinção entre sexo e género. Seguidamente, discutem-se os obstáculos à mudança de paradigma, em especial na tradição americana, situando a tensão então gerada no seio da disciplina no contexto de emergência dos novos movimentos sociais. Por último, discutem-se os desenvolvimentos recentes da psicologia social europeia, no quadro da articulação entre os modelos da identidade social e das representações sociais, procurando mostrar a consistência teórica que os caracteriza.^len^aIn spite of its rather long history in psychology, it was only recently that the gender concept was accepted by researchers and the implications of its use, for psychological research, were fully recognised. The integration of gender has indeed fuelled an epistemological debate that has contributed to question some basic assumptions in psychology, as well as the faith in the objectivity of the ways of seeking knowledge in psychological research. This article highlights the difficult trajectory of the gender concept in psychology, since it first appeared 30 years ago. The introduction presents some examples of the prevalent confusion between sex and gender in order to illustrate how the discipline has resisted the paradigmatic shift required by the gender perspective. The second part of the article points out some of the obstacles to this shift, particularly in American psychological research, in the context of the new social movements, such as feminism. The last part of the article discusses new developments from European social psychology, particularly within social representations and social identity theories, that can contribute to a consistent theoretical framework for the study of gender issues.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License