15 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

SAAVEDRA, Luísa. Sucesso / insucesso escolar: A importância do nível socioeconómico e do género. []. , 15, 1, pp.67-92. ISSN 0874-2049.

^lpt^aEste estudo pretende verificar se existe veracidade sob a ideia tão difundida na opinião pública de que as raparigas são melhores alunas que os rapazes. Partindo do pressuposto de que nem a categoria "rapariga" nem a categoria "rapaz" são homogéneas estas categorias foram estudadas em relação com o nível socioeconómico. Para tal, analisou-se se existia uma relação entre as classificações escolares e o sexo e nível socioeconómico dos alunos. Realizaram-se diversos procedimentos estatísticos que compararam: (1) rapazes e raparigas do mesmo nível socioeconómico e de níveis socioeconómicos diferentes; (2) as raparigas dos diferentes níveis socioeconómicos e os rapazes dos diferentes níveis socioeconómicos. Os resultados deste estudo são discutidos em função dos pressupostos teóricos e da política educativa relativa à igualdade entre sexos e classes sociais.^len^aThis study attempts to verify if there is any truth behind the commom public opinion that girls are better students than boys. Assuming a gender perspective, we departed from the idea that neither the category "girl" nor the category "boy" are homogenous Therefore, in this study, we considered both sex and socioeconomic background of the students as possible explanations for their school results. Statiscally we have compared: (1) boys and girls from the same socio economic background and of different socioeconomic background; (2) girls from different socio economic backgrounds and boys from different socio economic backgrounds. The results of this study are discussed in relation with the theorethical assumptions, as well as the implications for policies of equal opportunities in education.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License