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Psicologia

 ISSN 0874-2049

PORTUGAL, Gabriela    SANTOS, Paula. A abordagem experiencial em intervenção precoce: na formação, supervisão e intervenção. []. , 17, 1, pp.161-177. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v17i1.443.

^lpt^aO sucesso da Intervenção Precoce (IP) depende dos processos vividos pelas famílias no seu percurso para se tomarem emancipadas, capazes, com poder, com sentido de controlo sobre as suas próprias vidas, educando e criando as suas crianças, participando nas comunidades em que vivem. O modelo de educação experiencial (EDEX), numa procura de apreensão do vivido da criança como ponto de referência para a intervenção, tem como objectivo último a formação de uma pessoa emancipada. Em EDEX e IP, o bem-estar emocional e a implicação das crianças/famílias são cruciais, sendo determinante a qualidade do suporte dos profissionais de educação e IP. Este suporte dinamiza-se em tomo de três dimensões essenciais: sensibilidade, estimulação e promoção da autonomia das crianças/famílias. Neste quadro, torna-se imperativo o desenvolvimento de supervisão suportiva do processo de crescimento e desenvolvimento dos profissionais nas dimensões assinaladas, ela própria caracterizada por estimulação, sensibilidade e autonomia do outro.^len^aEarly Intervention (El) is a family centred process, having as ultimate desired outcome, the development and well being of 0-6 children at risk of developmental delay (due to established, biological or environmental factors). Its success depends on the processes lived by their families, on their strive to become capable, empowered, in control of their own lives, raising their children, participating in the communities they live in, experiencing feelings of emotional well being and involvement. In order to support families in their strive to acquire all those strengths that make them families, the role played by professionals capable of being sensitive, stimulating and promoting autonomy of families is crucial. Scaffolding the professionals on their strive of acquiring competencies to develop the relational process underlying El, we present a training, supervision and evaluating model of El based on an experiential approach.

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